Viagem e Cultura

10 Roteiros Históricos no Brasil: Uma Viagem pelo Passado

19 de abril de 2025

 

Com uma rica cultura, o Brasil é um país repleto de história, que certamente reflete em suas cidades, monumentos e tradições culturais. O que definitivamente oferece uma variedade de destinos que contam um pouco a história do país. De cidades coloniais a locais de importantes eventos históricos, os roteiros históricos no Brasil oferecem aos visitantes uma viagem no tempo e uma compreensão mais profunda da formação do Brasil. Neste post você vai conhecer 10 roteiros históricos no Brasil que oferecem muitas descobertas e aprendizados. 

 

Leia Também: Experimente o nostálgico Passeio de trem em Passa Quatro 

 

Roteiros Históricos no Brasil

 

Ouro Preto – Minas Gerais

 

Roteiros Históricos no Brasil

Um dos destinos mais notórios para quem deseja explorar a história do Brasil colonial, a cidade de Ouro Preto é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, que rapidamente se tornou o epicentro da corrida do ouro no Brasil. A cidade é famosa por sua impressionante arquitetura barroca que é um testemunho do seu passado opulento. Veja alguns dos principais pontos turísticos.

 

Principais Atrações:

 

  • Igreja de São Francisco de Assis: Obra-prima do barroco mineiro e projetada por Aleijadinho.

 

  • Museu da Inconfidência: Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, o museu preserva a memória da Inconfidência Mineira.

 

  • Mina Jeje: Uma das várias minas de ouro abertas à visitação, oferecendo um olhar sobre a exploração mineral do século XVIII.

 

Salvador – Bahia

 

 salvador

Nosso segundo roteiro histórico no Brasil é Salvador, a capital do estado da Bahia, uma cidade vibrante e cheia de história, conhecida por sua rica cultura afro-brasileira, como também belas praias e arquitetura colonial. Foi fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil e desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do Brasil. 

 

Principais Atrações:

 

  • Pelourinho: Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1985, conhecido por sua arquitetura colonial colorida e rica história cultural.

 

  • Elevador Lacerda: Inaugurado em 1873, conecta a Cidade Alta à Cidade Baixa.

 

  • Igreja do Bonfim: Famosa pelas fitinhas do Bonfim, é um símbolo da fé baiana.

 

Paraty – Rio de Janeiro

 

 Paraty

Paraty é uma charmosa cidade colonial com ruas de pedras e arquitetura preservada. Fundada em 1667, Paraty foi um importante porto durante o ciclo do ouro no Brasil, servindo como ponto de escoamento para o ouro vindo das Minas Gerais. Hoje, suas ruas de paralelepípedos e o conjunto arquitetônico colonial bem preservado atraem turistas de todo o mundo, proporcionando uma viagem no tempo.

 

Principais Atrações:

 

  • Centro Histórico: Suas ruas de pedra e casarões coloniais são um convite para uma caminhada ao passado.

 

  • Forte Defensor Perpétuo: Construção do século XVIII, oferece uma vista deslumbrante da baía de Paraty.

 

  • Igreja de Santa Rita: Construída em 1722, é um dos cartões-postais da cidade.

 

Leia Também: Passeio no Litoral de SP: Descobrindo a história do Monte Serrat de Santos

 

São Luís – Maranhão

 

sao luis maranhao

São Luís do Maranhão, capital do estado do Maranhão, é uma cidade rica em cultura, história e beleza natural. Situada no nordeste do Brasil, a cidade é famosa por seu impressionante centro histórico, suas tradições culturais vibrantes e sua atmosfera acolhedora. Também é conhecida por suas festividades animadas e tradições folclóricas. Um dos eventos mais famosos é o Bumba Meu Boi, uma celebração colorida que mistura música, dança e teatro.

 

Principais Atrações:

 

  • Centro Histórico: Conjunto arquitetônico tombado pela UNESCO, com suas casas coloniais e azulejos portugueses.

 

  • Teatro Arthur Azevedo: O segundo teatro mais antigo do Brasil, inaugurado em 1817.

 

  • Palácio dos Leões: Sede do governo estadual, com vista para a Baía de São Marcos.

 

Olinda – Pernambuco

 

olinda

De certo, Olinda é uma cidade que encanta por suas ladeiras íngremes, igrejas barrocas e um vibrante carnaval. Sem dúvidas, é um destino que oferece uma rica experiência cultural e histórica. Foi fundada em 1535 sendo uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil. Seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO desde 1982, em que refere-se a uma área de 1,2 km2 e cerca de 1.500 imóveis, os quais testemunham diferentes estilos arquitetônicos.

 

Principais Atrações:

 

  • Mosteiro de São Bento: Fundado em 1599, é uma das mais antigas construções religiosas do Brasil.
  • Praça do Carmo: Um dos principais pontos de encontro da cidade, cercada por belas igrejas e casas coloniais.

 

  • Alto da Sé: Oferece vistas deslumbrantes da cidade e do mar, um local perfeito para admirar o pôr do sol.

 

Congonhas –  Minas Gerais

 

congonhas

 

Congonhas é uma cidade mineira que encanta os visitantes com sua rica história e beleza natural. Em 1985 recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, sem dúvidas é um destino imperdível para os amantes da arte, da arquitetura e da história. Pois guarda um dos maiores patrimônios artísticos do Brasil, obras realizadas pelo então Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O nome Congonhas vem de uma planta chamada “Congonha”, da palavra tupi “Kô gôi” que significa “o que sustenta” ou “o que alimenta”. Agora veja alguns atrativos da cidade.

 

Principais Atrações:

 

  • Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos: Abriga os famosos profetas esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho, um dos maiores artistas do barroco brasileiro.

 

  • Museu de Congonhas: O museu oferece exposições permanentes e temporárias que exploram a arte, a história e a influência do barroco em Minas Gerais.

 

  • Parque Ecológico da Cachoeira: Congonhas não só oferece turismo histórico, como também você pode desfrutar das belezas naturais, como o Parque Ecológico da Cachoeira. Ideal para quem gosta de atividades ao ar livre.

 

Recife – Pernambuco

 

Recife

Certamente Recife é uma cidade conhecida por suas lindas praias de águas azuis, arquitetura colonial e um calendário cultural repleto de eventos. Recife é um destino imperdível para quem deseja explorar o nordeste brasileiro. Vamos descobrir algumas das principais atrações que tornam o Recife um lugar tão fascinante.

 

Principais Atrações:

 

  • Praia de Boa Viagem: Atrai turistas de todo o mundo, a Praia de Boa Viagem é uma das mais famosas de Recife. Local perfeito para relaxar e apreciar a vista.

 

  • Centro Histórico: O Centro Histórico de Recife encanta com suas ruas de paralelepípedos e casarões coloniais, a área oferece uma rica visão da história e da cultura pernambucana. 

 

  • Mercado de São José: Inaugurado em setembro de 1875, foi inspirado no mercado público de Grenelle, em Paris. O Mercado de São José oferece uma variedade de produtos, desde alimentos típicos da região até artesanato e souvenirs.

 

São João Del-Rei – Minas Gerais

 

sao joao del rei

A cidade de São João Del-Rei é conhecida por seu forte legado histórico e suas belas igrejas barrocas. Fica situada em uma região montanhosa em Campos Vertentes, município que fica a 185 KM da capital mineira. Também é conhecida como “Terra onde os sinos falam” devido a uma curiosa tradição que pelo toque do sino, sabe-se onde, quando e por qual celebrante será realizada a solenidade, se haverá procissão e, no caso dos dobres fúnebres, até se a pessoa falecida era homem ou mulher.

 

Principais Atrações:

 

  • Igreja de São Francisco de Assis: É um dos mais belos exemplos da arquitetura barroca projetada por Aleijadinho, um dos mais renomados artistas do Brasil colonial, a igreja impressiona com suas esculturas intrincadas e interiores ricamente decorados.

 

  • Trem Maria Fumaça: O passeio de trem oferece uma vista espetacular das paisagens montanhosas e é uma maneira divertida e nostálgica de viajar entre as duas cidades históricas, São João Del Rei e Tiradentes.

 

  • Museu Ferroviário: O museu foi inaugurado em 1981 para celebrar o centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Também exibe uma coleção fascinante de objetos relacionados ao transporte ferroviário, incluindo locomotivas, vagões e ferramentas antigas. 

 

Tiradentes – Minas Gerais

 

Tiradentes

Localizada no estado de Minas Gerais, Tiradentes é uma cidade que encanta seus visitantes com sua deslumbrante arquitetura colonial. A princípio, foi fundada no século XVIII quando foram descobertas minas de ouro na bacia do rio das Mortes. A cidade é um dos principais destinos turísticos para aqueles que desejam explorar o passado do Brasil e experimentar um ambiente que parece voltar no tempo.

 

Principais Atrações:

 

  • Matriz de Santo Antônio: Uma das igrejas mais ricas em detalhes do barroco mineiro.

 

  • Museu de Sant’Ana: Dedicado à santa protetora dos lares, conta com um acervo fascinante de esculturas.

 

  • Chafariz de São José: Construído em 1749, ainda abastece a cidade com água potável.

 

Leia Também: Conheça a história do Museu da Imigração do Estado de São Paulo

 

Petrópolis, Rio de Janeiro

 

petropolis

Palácio de Cristal

Conhecida como a “Cidade Imperial”, Petrópolis foi residência de verão da família real brasileira. Foi fundada em 1843 pelo imperador Dom Pedro II, que na época desejava um refúgio para escapar do calor do Rio de Janeiro. A cidade fica localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro onde oferece aos visitantes uma combinação única de patrimônio histórico, cultura e paisagens deslumbrantes.

 

Principais Atrações:

 

  • Palácio de Cristal: Estrutura de ferro e vidro, utilizada para eventos e exposições.

 

  • Museu Imperial: Antiga residência de verão da família imperial brasileira.

 

  • Catedral de São Pedro de Alcântara: Abriga o mausoléu da família imperial.

 

Enfim, acredito que deu para você perceber o quanto cada cidade proporciona uma fascinante viagem pela história do nosso país. Espero que esse roteiro histórico no Brasil tenha lhe permitido voltar para épocas passadas e que desperte o seu desejo de um dia visitá-las pessoalmente, independente de você estar interessado na arquitetura colonial, nas revoluções culturais ou nas tradições locais.

 

Gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas possam aproveitar o conteúdo.

 

Deixe seu Comentário

Post Anterior

Explorando a Casa Mário de Andrade: Conheça o Santuário Cultural da Literatura Brasileira