Se você é apaixonado por viagens e está à procura de uma fonte de inspiração para a sua próxima aventura, os livros de viagem são uma ótima opção para te transportar a lugares distantes e te fazer sonhar com novas experiências. Eles oferecem uma visão única de diferentes países, cidades e lugares que podem ajudar a despertar a sua curiosidade e imaginação. Neste post vamos conhecer 5 livros de viagem que vão te inspirar a viajar.
De antemão, é importante que você escolha aqueles livros que estejam alinhados com os seus interesses e objetivos pessoais. Se você gosta de aventura e atividades ao ar livre, por exemplo, pode optar por livros que falam sobre trilhas, montanhas e praias. Já se você é mais interessado em conhecer a história e a cultura de um lugar, pode escolher livros que contam sobre monumentos, museus e festivais locais.
Um ponto importante é manter uma mente aberta e estar disposto a aprender com as experiências dos autores. Ao ler um livro sobre as aventuras e desafios enfrentados por aquele autor em suas viagens, você se sentirá mais encorajado a sair da sua zona de conforto e explorar novos lugares por conta própria.
Afinal, os livros de viagem te mostrarão que o mundo é grande e cheio de possibilidades, e que há sempre algo novo a ser descoberto. Bem como, diferentes modos de vida, tradições, costumes e crenças que podem ser muito diferentes da sua cultura. Isso ajuda a expandir a visão de mundo e a entender melhor a diversidade cultural. Agora vamos conhecer os cinco livros.
Escrito por Virginie Grimaldi e Julia da Rosa Simões. O livro conta a história de Ana, uma mulher separada e com dívidas. Que tem duas filhas enquanto se desdobra no trabalho como garçonete para sustentá-las. E que quase não tem tempo para vê-las. Ana ao descobrir que suas filhas não estão bem, decide levá-las de motorhome aos países da Escandinávia para ver a Aurora Boreal.
Durante a jornada, Anna reencontra pessoas importantes de seu passado e conhece novas pessoas que lhe ajudam a superar suas dificuldades. O livro é uma mistura de drama, comédia e romance, que retrata a importância da família, da amizade e da superação.
Acima de tudo, o livro possui uma narrativa envolvente e personagens cativantes, “Tempo de reacender estrelas” é um livro que fala também sobre recomeços, superação e a importância de aproveitar cada momento da vida. É uma obra que certamente irá te emocionar e te inspirar.
Livro escrito por Gaía Passarelli e ilustrado por Anália Moraes. Gaia conta suas aventuras sozinha pelo mundo afora de forma bem humorada e também fala como a mulher pode ser livre ao viajar sem companhia sem medo e preconceito. Ela vive algumas aventuras e conta no livro quando molhou os pés nas águas do mar no extremo sul da Índia e de quando dormiu debaixo de uma mesa de bar no Texas.
Além de nos levar em uma jornada incrível, “Mas você vai sozinha?” também é uma reflexão sobre a importância da independência e da auto-descoberta. Ao longo das páginas, Gaía nos mostra como as viagens podem ser uma oportunidade para nos conhecermos melhor e para nos conectarmos com o mundo ao nosso redor.
Definitivamente, o livro “Mas você vai sozinha?” é um livro emocionante e inspirador que certamente deixará uma marca duradoura em todos aqueles que o lerem. Se você é um amante de viagens ou simplesmente está procurando por uma boa leitura, este livro é uma boa escolha.
Escrita por Martha Medeiros, nesta obra, a autora narra suas aventuras em diversos lugares do mundo, descrevendo suas experiências e impressões sobre cada um deles. Dá praia paradisíaca ao balneário hippie, do cosmopolitismo ao sagrado, do gastronómico ao recanto histórico. Desde já nos convida a refletir e dar uma chacoalhada no dia a dia, de que viajar é deixar para trás nossa rotina e mudar de ares.
Assim, “Um Lugar na Janela 2” é uma leitura agradável e inspiradora para quem ama viajar ou para quem deseja conhecer novos lugares através das palavras da autora. Que também compartilha suas reflexões sobre as diferenças culturais, as belezas naturais e as pessoas que conheceu em cada lugar. Com certeza é um convite para explorar o mundo e descobrir novas perspectivas sobre a vida.
“Bella Figura: Como viver, amar e comer à italiana” é um livro que explora a cultura italiana em três aspectos essenciais da vida: viver, amar e comer. A autora, Kamin Mohammadi, relata sua jornada para a Itália em busca de uma vida mais plena e satisfatória, descobrindo o que significa ter uma “bella figura” – expressão italiana que se refere a um estilo de vida elegante e equilibrado.
No livro, Mohammadi explora a importância dos relacionamentos pessoais e da comunidade na vida italiana, além da relação íntima que os italianos têm com a comida. Ela descreve como a culinária italiana é uma expressão da cultura, tradições e valores do país, e como a comida pode reunir as pessoas e criar momentos de alegria e conexão.
O livro ainda dá dicas para orientar o leitor a ter prazer enquanto come, a sorrir mais e com sinceridade, a buscar a natureza, a caminhar de cabeça erguida e conservar uma postura elegante, manter a forma sem academias, a desacelerar e amar a si mesma. Logo, “Bella Figura: Como viver, amar e comer à italiana” é um livro inspirador que te convidará a adotar um estilo de vida mais equilibrado e gratificante, seguindo os exemplos da cultura italiana.
Escrito por Sônia Bridi e Paulo Zero. Sonia conta sua vida com o marido na China e o filho Pedro, que tinha 3 anos de idade. Ela e o marido são correspondentes internacionais da TV Globo. E entre os anos de 2005 e 2006 ficaram à frente na cobertura na China. O livro também apresenta diversos relatos de pessoas comuns, suas vidas, desafios e sonhos.
Por certo, através das histórias contadas em “Laowai”, o leitor pode conhecer mais sobre a história e atualidade da China, bem como as particularidades da cultura e costumes chineses. Bem como o choque cultural, as paisagens, o cotidiano, os bastidores das reportagens e também sobre economia, educação, política, meio ambiente, trabalho, tecnologia, energia, agricultura, saúde, costumes, tradições, culinária, burocracia, censura, consumo e hábitos de higiene.
Certamente, o livro oferece uma visão sobre a atuação da imprensa em um regime governamental. Contudo, é uma leitura interessante e informativa para quem busca conhecer mais sobre a China e sua cultura, além de ser uma obra que nos faz refletir sobre a nossa própria sociedade e visão de mundo.
Espero que essas sugestões de livros tenham te inspirado a ter aquele gostinho de quero viajar sempre mais. No entanto, há muitos outros livros de viagem igualmente fascinantes em que você pode explorar o mundo a partir do conforto do seu sofá. Em síntese, lembre-se de que não só os livros de viagem são apenas uma das formas de você se inspirar para viajar.
Mas também existem outras fontes de inspiração como: os filmes, documentários, blogs de viagem e conversas com amigos e familiares que já viajaram pelo mundo. Certamente, o importante é você estar sempre aberta ou aberto a novas experiências e oportunidades de aprendizado.
Gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas possam aproveitar o conteúdo.
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…
Muito se discute a importância do turismo cultural no Brasil, é certo que ele desempenha…
A culinária regional brasileira é sem dúvidas um verdadeiro mosaico de sabores, cores e aromas,…
A Moqueca Capixaba é um prato tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do estado do…
Um dos pontos turísticos mais famosos do litoral de São Paulo, o Monte Serrat de…
Passa Quatro é uma cidade pequena e charmosa de Minas Gerais conhecida por suas belas…