Campos do Jordão é uma cidade conhecida por seu clima frio e devido a isso, recebe muitos turistas durante o inverno, pois muitos visitantes desejam curtir as baixas temperaturas. E é exatamente nesta época que ocorre a alta temporada, entre os meses de junho e agosto. A cidade fica lotada e cheia de atrações durante a alta temporada. No entanto, se você evita lugares lotados, é possível visitar Campos do Jordão fora de temporada.
A cidade é encantadora durante o ano todo, inclusive fora de temporada, Campos do Jordão vem investindo muito para que o município receba visitantes não só no inverno, mas sim o ano inteiro. A primavera e o outono são as melhores épocas para visitar Campos, pois o clima é ameno. Sem falar que a primavera é uma estação muito apreciada pelos brasileiros devido à sua beleza e clima agradável.
Já no outono, também há temperaturas amenas e a paisagem tem aquela mudança de cor da vegetação, com o cair das flores e das folhas de plátano alaranjada que dá aquele charme. Na baixa temporada é possível encontrar preços mais acessíveis em hospedagens, lojas, bares e restaurantes. E as roupas de inverno ficam mais em conta, sendo o momento ideal para você preparar o guarda-roupa para os dias mais frios.
A primeira vista, quem pretende visitar Campos fora de temporada imagina que vai encontrar uma cidade pacata e com comércio vazio. Isso poderia ser lá no passado, hoje é possível passear pela cidade sem aquela agitação da alta temporada. Além disso, fica mais fácil curtir a cidade durante a baixa temporada sendo uma grande oportunidade de aproveitar para passear pela Vila Capivari.
Conhecer o Palácio Boa Vista, o museu Felícia Leirner, o parque Amantikir, Mosteiro São João, a cachoeira Ducha de Prata, passeio de bonde ou maria fumaça, borboletário, lojas de chocolates e desfrutar das belas paisagens da região do Mirante do Lajeado, Pico do Itapeva, Morro do Elefante ou do Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal), por exemplo.
Leia Também: Jardins Temáticos Santo Antônio do Pinhal
Campos do Jordão fora de Temporada: Pontos Turísticos
De antemão, Campos do Jordão é conhecida por ser uma região bastante fria e durante a noite as temperaturas costumam cair ainda mais. O que favorece a cidade a receber muitos turistas durante os meses de junho a agosto com a alta temporada. Contudo, poucos sabem, mas Campos do Jordão fora de temporada oferece diversas atividades a seus visitantes. Mas alguns vem se destacando e recebendo bastantes visitantes. Veja a seguir os três principais.
Parque Capivari
O Parque Capivari passou por uma revitalização para proporcionar uma nova experiência de lazer e turismo para os visitantes. Dentro do parque você encontra lojas, entretenimento, espaço gastronômico, muito paisagismo e um palco com diversas apresentações artísticas.
A entrada no parque é gratuita, no entanto, para aproveitar as atrações como o Teleférico, roda gigante, pedalinho e o espaço aventura você precisa adquirir o ingresso na bilheteria do parque ou pelo site. O parque Capivari funciona de domingo a domingo das 9h às 20h, possui estacionamento e ainda permite a entrada de pet.
No momento é um dos locais mais visitados, o objetivo do parque Capivari e de ampliar as atrações, pois a cidade de Campos do Jordão quer que o parque seja também um dos principais pontos turísticos, por isso estão investindo na modernização e novidades no local.
Vila Capivari
Perto do parque Capivari fica a vila Capivari super conhecidíssima pela agitação durante a alta temporada, entretanto, isso também vem mudando. A vila Capivari reúne, lojas, galerias de artes, restaurantes e bares.
Contudo é durante o fim da tarde que a região começa a ficar concorrida, pois muitos visitantes desejam tomar um chocolate quente ou um vinho nas mesas ao ar livre.
Essa é uma cena típica da alta temporada, mas a vila Capivari hoje vem recebendo visitantes na baixa temporada que desejam apreciar Campos do Jordão em uma época mais tranquila e longe das multidões do período de inverno.
Parque Amantikir
O Parque Amantikir é uma das grandes atrações de Campos atualmente. É composto por 26 jardins que são inspirados em diferentes culturas e regiões ao redor do mundo (14 países). Possui mais de 700 espécies de plantas e jardins deslumbrantes com 60.000m 2. O parque foi criado em 2007 e é um ótimo lugar para relaxar, passear e curtir a natureza.
Surpreendentemente, o parque vem recebendo muitos visitantes durante todo o ano, ele abre todos os dias das 9h até às 16h. É um local que possui acessibilidade e permite a entrada de cachorro. É um parque que é possível você permanecer durante o dia todo nele, pois ele possui restaurante e estacionamento.
Os ingressos para entrar no parque podem ser adquiridos na bilheteria do parque. Você pode realizar a visita livre e também guiada. Para a visita guiada, você pode verificar a disponibilidade na recepção. A duração da visita guiada é de uma hora. Segundo as informações do parque, o melhor horário para a visitação é das 9h às 10h e das 15h às 16h. ]
Leia Também: Trilha Fazenda Ipanema em Iperó
Outros Pontos Turísticos para explorar
Antes de mais nada, há muitas outras atrações turísticas em Campos do Jordão, isso vai depender do local que você está interessado em visitar. E essa é uma das grandes vantagens de viajar na baixa temporada, pois dá para aproveitar bem a cidade. E o interessante ao viajar no período de baixa temporada é definir prioridades e criar um roteiro dos lugares que deseja visitar, para assim otimizar o tempo e se divertir ao máximo com a experiência turística. Veja a seguir outros pontos turísticos para visitar em Campos do Jordão fora de temporada.
Spinassi Chocolate
Se você gosta de chocolate, Campos do Jordão possui algumas lojas que despertam o desejo de muitos chocólatras que visitam a cidade. As lojas estão espalhadas em diversos pontos turísticos. A Spinassi por exemplo é uma fábrica de chocolate artesanal que possui 4 lojas e fornece chocolates dos mais variados tipos. Ainda assim, vende geleias artesanais e outros tipos de bebidas feitas com frutas e chocolates. É uma ótima opção de passeio para degustar os produtos.
Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner é uma outra opção de passeio para aproveitar a baixa temporada. Foi inaugurado em 1979 e oficializado em 2001, o museu reúne um conjunto de 86 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner. Essas obras estão espalhadas no jardim do auditório Cláudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.
Cachoeira Ducha de Prata
Um outro ponto turístico tradicional é a Cachoeira Ducha de Prata, ela foi construída artesanalmente, a fim de que os visitantes pudessem se banhar. Próximo a cachoeira há lojas de artesanato, roupas e de chocolates.
Mosteiro de São João
O Mosteiro de São João é um local aberto à visitação e está localizado em um lindo bosque cercado por jardins onde as Monjas conhecidas como as Beneditinas residem. No mosteiro acontecem cânticos Gregorianos, missas regulares e os visitantes podem participar das orações caso desejem.
Além desses pontos turísticos informados no post, Campos do Jordão conta com mais atratividades que em apenas um dia não dá para conhecer. Outro ponto, é que a cidade quer deixar de ser lembrada e visitada apenas no inverno. E se tornar cada vez mais um local turístico o ano todo. Logo, vem investindo na região para modernizar e trazer novidades para encantar os turistas e fazer com que voltem sempre e em qualquer época do ano.
Gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas possam aproveitar o conteúdo.