Convém lembrar que a cultura indígena exerceu e ainda exerce uma grande influência na formação do Brasil. Por certo os povos indígenas que habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus possuíam uma rica diversidade cultural, que incluía línguas, crenças, tradições únicas e costumes indígenas que influenciaram a cultura Brasileira ao longo dos séculos.
Certamente, esses aspectos culturais foram absorvidos pela população brasileira, pois hoje você pode encontrar desde a alimentação até a arquitetura inserida em nosso meio atualmente. Alguns exemplos incluem o uso de plantas medicinais, técnicas de pesca, agricultura, artesanato em cerâmica e a tecelagem.
Ainda assim, a língua portuguesa teve a influência e também a incorporação de palavras indígenas. Veja alguns termos indígenas usados no nosso dia a dia, abacaxi, Açaí, jururu, maracanã, pindaíba, pipoca, paçoca, samambaia, capim, carioca e arapuca são algumas palavras indígenas que com certeza você já ouviu falar ou até mesmo já falou uma delas.
A culinária também teve e tem uma forte influência na cultura brasileira. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil e, consequentemente, seus hábitos alimentares foram incorporados pelos colonizadores e posteriormente pela população brasileira. A tapioca, a mandioca, o milho e o peixe são alguns pratos típicos da culinária indígena que são muito consumidos até hoje e fazem parte da gastronomia Brasileira.
Por certo, o povo indígena possui uma relação harmoniosa com a natureza, é um respeito mútuo, pois a natureza não é vista como uma propriedade a ser explorada, mas sim como um ser vivo, dotado de alma e espírito. Logo, essa sabedoria vasta e diversificada são transmitidos de geração em geração.
Leia Também: Curiosidades sobre a cultura da região norte do Brasil
Costumes indígenas que podemos encontrar no nosso cotidiano
Agora, você vai conhecer um pouco mais sobre os costumes indígenas que influenciaram a cultura Brasileira. Pois muitos aspectos da vida brasileira foram moldados pela cultura dos povos indígenas.
Primeiramente, os indígenas brasileiros possuem uma grande diversidade de expressões artísticas que variam de acordo com a região e a etnia. Entre os tipos de arte mais comuns estão a cerâmica, a cestaria, a tecelagem, a pintura corporal, a escultura em madeira e em pedra, além da música e da dança. Ainda assim, a arte indígena influenciou a arte brasileira, não só na estética, mas também na temática.
A arte indígena é marcante e valoriza em especial a representação de elementos da natureza e de cenas cotidianas é a utilização de materiais naturais, como sementes e fibras. Pode-se afirmar que essas expressões artísticas também foram incorporadas por alguns artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, e continuam a inspirar artistas contemporâneos.
Os alimentos também são parte importante na influência, pois são uma riqueza cultural e nutricional. Sua diversidade é grande e bastante consumida pela população brasileira. Alguns exemplos incluem a mandioca, o milho, a graviola, a jabuticaba, a pitanga, o cacau a batata-doce, o inhame, a pupunha, a jaca, o cupuaçu, o pequi e o açaí.
Certamente, o consumo desses alimentos indígenas valoriza não apenas a cultura, mas também a história dos povos originários do Brasil. Do mesmo modo, são importantes para a economia do Brasil, pois essas frutas e raízes também são utilizadas na produção tanto de alimentos quanto de bebidas e cosméticos. Por isso é importante valorizar e preservar essas tradições alimentares que são consideradas verdadeiros tesouros da biodiversidade brasileira.
Ao longo da história, o povo brasileiro também adquiriu alguns costumes que são bem comuns aos povos indígenas. Alguns exemplos incluem o uso de redes para dormir, andar descalço, tomar banho todos os dias, além do uso de plantas medicinais. O uso de plantas medicinais vem desde os tempos pré-coloniais, as tribos indígenas já utilizavam essas plantas para tratar diversas doenças e enfermidades.
E por isso, muitas dessas plantas foram incorporadas à medicina ocidental e se tornaram populares entre os brasileiros, sendo ainda muito comum em diversas regiões do Brasil, através da medicina tradicional ou da culinária. Outro costume indígena que também influenciou a cultura brasileira é a corrida de resistência. Essa prática era utilizada pelos povos indígenas como meio de locomoção, caça e guerra.
Com a chegada dos colonizadores europeus, a corrida de resistência foi incorporada em tradições e festividades brasileiras, como a Festa do Divino e Cavalhadas. E também a corrida de resistência influenciou a criação de esportes como o futebol. Os costumes das mulheres indígenas também tiveram bastante influência com o uso de adornos e pinturas corporais.
Leia Também: Conheça as curiosidades sobre a cultura da África do Sul
Antecipadamente, a língua indígena influenciou significativamente a cultura brasileira, ainda hoje, muitas palavras, como nomes de lugares e de pessoas em português têm origem nas línguas indígenas. Veja alguns exemplos:
Certamente, a língua indígena exerceu e ainda exerce uma grande influência na cultura brasileira. Muitas palavras de origem indígena foram incluídas no vocabulário do português falado no Brasil. Essas palavras são resultado da atuação das línguas indígenas que eram faladas pelos povos nativos antes da chegada dos portugueses. E são parte importante da diversidade linguística do país que fazem a identidade cultural brasileira.
Segundo pesquisas realizadas no último censo demográfico pelo o IBGE em 2010 foi registrado na época cerca de 274 línguas indígenas no Brasil relacionadas a diferentes etnias. Contudo, o site Ethnologue.com informa que são cerca de 170 línguas faladas, enquanto que o laboratório de línguas e literatura indígenas da Universidade de Brasília informa que são 199.
Analogamente, são muitas línguas e algumas dessas possuem poucos falantes e ainda correm o risco de desaparecer, enquanto outras são mais difundidas e têm um papel importante na preservação da cultura e identidade dos povos indígenas. É certo que a diversidade linguística é um patrimônio cultural importante do Brasil e deve ser valorizada e respeitada.
Como também, a arte e os costumes indígenas que influenciaram a cultura brasileira trazendo riqueza e diversidade não só para os povos indígenas, mas para toda a população do Brasil. Em suma, essa herança indígena é importante para a compreensão, valorização e celebração da história do país.
Gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas possam aproveitar o conteúdo.
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…
Muito se discute a importância do turismo cultural no Brasil, é certo que ele desempenha…
A culinária regional brasileira é sem dúvidas um verdadeiro mosaico de sabores, cores e aromas,…
A Moqueca Capixaba é um prato tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do estado do…
Um dos pontos turísticos mais famosos do litoral de São Paulo, o Monte Serrat de…
Passa Quatro é uma cidade pequena e charmosa de Minas Gerais conhecida por suas belas…