Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
O Barroco foi um dos movimentos artísticos mais influentes no Brasil colonial, deixando um impacto duradouro na cultura e na história do nosso país. Este estilo que se destacou entre os séculos XVII e XVIII é marcado por sua exuberância e dramaticidade. Com grande relevância nas regiões de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco onde a riqueza gerada pela mineração e pelo comércio de açúcar possibilitou a construção de igrejas e a encomenda de obras de arte de grande porte. A importância de Aleijadinho na arte barroca vai muito além de suas contribuições técnicas e estéticas, pois ele conseguiu deixar uma marca durável para a cultura brasileira. Este post explora a relevância de seu trabalho e sua influência duradoura no cenário artístico.
Aleijadinho, cujo nome de batismo é Antônio Francisco Lisboa, foi uma figura admirável da arte barroca brasileira. Nascido em 1738 em Vila Rica (atual Ouro Preto, Minas Gerais), se destacou como escultor, entalhador e arquiteto, filho de um mestre de obras português e de uma africana escravizada, Aleijadinho herdou uma mistura rica de influências culturais que se refletiu em sua obra. Aprendeu a esculpir ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande quantidade de imagens religiosas. Graças ao ouro foram surgindo ricas construções em pedra e alvenaria.
Foi então nessa época que um movimento artístico da colônia administrado por Minas Gerais fez com que Aleijadinho desenvolvesse sua atividade de arquiteto e escultor. Contudo, passou a ter dificuldades em obter o reconhecimento de seu talento, devido a ser mestiço, pois muitos de seus trabalhos foram feitos para confrarias e irmandades de brancos. Por conta disso, não lhe foi permitido assinar nem sua obra e nem os livros de registro de pagamentos. Ainda assim, quando sua obra chegou ao auge da fama em outras cidades, foi acometido por uma doença ao qual se desconhecia naquele período, não se sabia exatamente se era lepra ou sífilis.
Com o tempo, a doença passou a debilitá-lo fisicamente, porém mesmo doente, ele não abandonou sua arte. Assim, quando suas mãos se deformaram por completo, atou-as com uma correia de couro para segurar o cinzel, o martelo e a régua. Faleceu na sua cidade natal no dia 18 de novembro de 1814, seu corpo foi sepultado na Matriz de Antônio Dias, junto ao altar da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte.
Leia Também: 5 Festas Populares Brasileiras que encantam e unem culturas
Certamente, ainda hoje, o nome de Aleijadinho é sinônimo de talento e genialidade na arte barroca brasileira. Sem dúvidas, suas obras-primas continuam a inspirar e a encantar aqueles que apreciam a arte e a história do Brasil. O estilo de suas obras está relacionado ao Barroco e também ao Rococó tendo seus principais projetos localizados nas cidades mineiras de Ouro Preto, Sabará, Congonhas e São João Del Rei. Vamos conhecer um pouco do seu trabalho?
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
Uma das obras mais simbólicas de Aleijadinho são as esculturas dos doze profetas no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos que pode ser visitada em Congonhas, Minas Gerais. As estátuas foram esculpidas em pedra-sabão e demonstram uma maestria sem igual na captura de emoções e movimento. É possível perceber que cada profeta é uma obra única, repleta de detalhes que exemplificam o estilo barroco. Como você pode ver, as esculturas não são apenas um testemunho das habilidades técnicas de Aleijadinho, mas também de sua capacidade de transmitir mensagens religiosas e emocionais profundas. Elas continuam a ser um ponto de referência para estudiosos e amantes da arte, atraindo visitantes de todo o mundo.
A princípio, as esculturas datam do século XVIII e Aleijadinho foi um dos pioneiros a utilizar a pedra-sabão como matéria prima para as suas esculturas. O que se sabe é que a pedra-sabão era usada especificamente para substituir a cerâmica. Em 1796, Aleijadinho recebeu a encomenda para criar as esculturas da via Sacra e os profetas para o Santuário, onde no mesmo ano começou a fazer as esculturas sendo concluídas em 1805. O conjunto arquitetônico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é considerado patrimônio mundial da Unesco.
Igreja de são Francisco em são João Del Rei
Certamente, a Igreja de São Francisco em São João Del-Rei representa um dos marcos do barroco e rococó mineiro um verdadeiro apogeu da arte colonial no Brasil. Trata‑se de uma igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, construída no período de movimentação da arte colonial mineira, ligada ao ciclo do ouro. Primordialmente, a obra da igreja começou em 1774 sendo de autoria de Aleijadinho. Posteriormente, o mestre pedreiro e entalhador Francisco de Lima Cerqueira assumiu a reforma realizando as modificações dos desenhos iniciais de Aleijadinho e criou outros. A igreja está localizada em um jardim de palmeiras imperiais com um adro delimitado por um muro de mármore branco vindo diretamente de Portugal. Ainda assim, a igreja possui um cemitério onde encontra-se o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves.
Igreja de São Francisco em São João Del rei
Leia Também: História e Arquitetura: Veja a Fascinante História do Edifício Oswald de Andrade em São Paulo
Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
Desde já a Igreja de São Francisco de Assis é um dos mais notáveis exemplos do barroco e rococó. Assim que, você entra na Igreja de São Francisco de Assis pode se impressionar com seu interior com a fachada em pedra‑sabão, com detalhes escultóricos atribuídos a Aleijadinho, a portada ou porta principal, os medalhões, os anjos e as guirlandas. A construção ao estilo barroco com decorações em rococó, demorou aproximadamente cinco anos para ficar pronta. Como um dos principais pontos turísticos de Ouro Preto, a igreja é protegida para manter a sua preservação e assim, garantir que seu valor histórico e artístico seja mantido para as futuras gerações. Visitar a Igreja de São Francisco de Assis é uma oportunidade de vivenciar a história e a arte do Brasil mergulhando na beleza e na complexidade do barroco mineiro.
Além das obras mencionadas acima, você consegue encontrar outras obras de Aleijadinho em outras cidades mineiras.
Chafariz da Samaritana.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (risco do frontispício, ornatos da porta e da empena, dois púlpitos, dois atlantes do coro, imagens de São Simão Stock e de São João da Cruz).
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (risco original frontispício e execução da maioria das esculturas da portada).
Matriz de Santo Antônio (risco do frontispício).
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (modificações no frontispício e projeto original, esculturas da sobre porta e do lavatório da sacristia, da tarja do arco-cruzeiro, altares laterais de são João Batista e de Nossa Senhora da Piedade)
Igreja das Mercês e Perdões ou Mercês de Baixo (risco da capela-mor, imagens de roca de são Pedro Nolasco e são Raimundo Nonato)
Igreja São Francisco de Paula (imagem do padroeiro)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (quatro suportes de essa)
Igreja de São José (risco da capela-mor, da torre e do retábulo)
Leia Também: Descubra como o turismo sustentável pode transformar viagens em experiências conscientes
Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos ou de São Miguel e Almas (estátua de são Miguel Arcanjo e demais esculturas no frontispício)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (imagem de santa Helena) e as imagens de São Jorge, de Nossa Senhora, de Cristo na coluna e quatro figuras de presépio hoje no Museu da Inconfidência.
Como você pode ver, o legado de Aleijadinho e suas obras barrocas é um testemunho de sua habilidade excepcional e de sua contribuição para a arte e a cultura do Brasil. Sua influência continua a inspirar e a encantar mantendo viva a história artística do país. Hoje, suas obras são protegidas como patrimônio cultural e assim atraindo turistas e estudiosos para Minas Gerais. Afinal, a conservação desses trabalhos permite que futuras gerações apreciem sua genialidade e que os entusiastas da arte aprendam sobre o barroco de uma maneira mais tangível e envolvente.
Gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas possam aproveitar o conteúdo.
Entre ruas movimentadas e a constante agitação urbana da cidade de São Paulo encontra-se…
As festas culturais brasileiras são celebrações folclóricas de grande importância que refletem a diversidade…
Com uma rica cultura, o Brasil é um país repleto de história, que certamente…
Um destino imperdível para os amantes da literatura e da história brasileira, a Casa Mário…
Com uma abordagem que busca minimizar os impactos negativos do turismo convencional, o turismo sustentável…
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…