
Entre ruas movimentadas e a constante agitação urbana da cidade de São Paulo encontra-se um marco da arquitetura e cultura paulistana, o Edifício Oswald de Andrade. Localizado no tradicional bairro do Bom Retiro, hoje é sem dúvidas um símbolo do cenário cultural e da arte. Não é a toa que seu nome é uma homenagem ao escritor modernista Oswald de Andrade, uma figura revolucionária que desafiou as convenções literárias e culturais de sua época. Também foi um dos principais articuladores da Semana de Arte Moderna de 1922, um evento que marcou o início do modernismo no Brasil.
A história do edifício acontece quando a Escola de Farmácia de São Paulo encontrava-se sediada em uma casa alugada entre a Rua Brigadeiro Tobias com a Ladeira de Santa Efigênia, em 1901, o espaço onde a escola estava tornou-se pequeno, quando foram introduzidos novos cursos. Foi a partir desse momento que o governo do estado de São Paulo adquiriu um terreno pertencente a chácara Dulley localizada nas imediações da Luz.

A edificação foi projetada pelo escritório Rosa Martins e Fomm e construída em 1904 na rua três Rios, a escola de farmácia, odontologia e obstetrícia de São Paulo que em 1934 foi uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo. O prédio possui uma forte influência neoclássica, e sua inauguração ocorreu em 12/10/1905 com a presença do governador Jorge Tibiriçá Piratininga, do diretor Dr. Bráulio Gomes junto com professores e demais autoridades do estado de São Paulo.
A faculdade de farmácia-Bioquímica permaneceu no edifício até 1966 e a faculdade de odontologia até 1982. Ainda sobre a construção do prédio, de alvenaria de tijolos, com piso de assoalho no pavimento superior e cobertura em telha francesa. Infelizmente, o edifício sofreu ao longo dos anos, por várias ampliações sendo a maior delas em 1937 quando a ala do pátio interno, atualmente coberto, foi acrescido de mais um pavimento. Em 1987, houve a restauração e adaptação pela Secretaria de Estado da Cultura e o prédio passou a abrigar a Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Atualmente, além de ser sede do CULTSP PRO, o edifício Oswald de Andrade abriga também a Companhia de Dança de São Paulo, uma das mais renomadas do país, conhecida por sua excelência e inovação no cenário da dança contemporânea. Além disso, o espaço recebe ensaios, espetáculos e oficinas que propiciam o desenvolvimento na cidade. O CULTSP PRO pretende ser ponto de encontro para profissionais e criadores explorarem novas possibilidades e desenvolverem projetos promovendo arte e tecnologia. Continue lendo para conhecer um pouco sobre a vida de Oswald de Andrade.
Leia Também: Explorando a Casa Mário de Andrade: Conheça o Santuário Cultural da Literatura Brasileira
Quem foi Oswald de Andrade?
Nascido José Oswald de Sousa Andrade em 11 de janeiro de 1890 em São Paulo foi um dos principais nomes do modernismo brasileiro sendo reconhecido por sua visão inovadora e crítica sendo um dos mais influentes escritores, jornalistas e dramaturgos brasileiros. Ficou conhecido por seu papel central no movimento modernista no Brasil. Oswald veio de uma família de classe alta, tradicional e conservadora. Essa origem privilegiada lhe proporcionou uma educação formal refinada e contato com as elites culturais de seu tempo.
Desde cedo, demonstrou interesse pelas letras, pela crítica social e pela arte. Em 1911, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, mas não chegou a concluir o curso. Pois seu verdadeiro interesse estava na literatura, no jornalismo e na vanguarda cultural. Logo depois, complementou sua formação em viagens a Europa, onde teve contato com as vanguardas artísticas que estavam em movimentação no início do século XX. Certamente, essa experiência internacional foi fundamental para moldar suas ideias e influências literárias.
Sem dúvida, sua contribuição para o modernismo foi de extrema importância e também lhe deu um amplo reconhecimento como um dos líderes do movimento modernista no Brasil. Ele foi um dos principais organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, que revolucionou a cena cultural brasileira ao promover inovações radicais na literatura, música, pintura e escultura. Surpreendentemente, Oswald buscava romper com o passado, com o intuito de estabelecer uma nova identidade cultural brasileira livre das influências coloniais. Seus dois textos mais influentes da história da cultura brasileira o “Manifesto Antropofágico” publicado em 1928 e o “Manifesto da Poesia Pau-Brasil” publicado em 1924.
Leia Também: Conheça a tradicional celebração de Corpus Christi em Santana de Parnaíba
Foram acima de tudo importantes porque de certa forma propunham uma revolução no modo de pensar e fazer arte no Brasil e com implicações que vão muito além da literatura. Os dois manifestos mudaram profundamente a forma como o país passou a enxergar sua identidade cultural, rompendo com a dependência da cultura europeia e afirmando a originalidade e a força criativa brasileira. Seu legado, certamente é vasto e multifacetado, e hoje sua obra e suas ideias também seguem inspirando escritores, artistas e pensadores, reafirmando a importância de questionar e redefinir as identidades culturais.
A sua escrita irreverente, fragmentada e inovadora ajudou a romper com a literatura tradicional, formalista e eurocêntrica. Antes de tudo, seu estilo abriu caminho para o uso da linguagem coloquial com sotaques, gírias e humor brasileiro e também da fusão entre a alta cultura e a cultura popular. Dessa forma, você pode ver que o Edifício Oswald de Andrade em São Paulo é um tributo apropriado a seu espírito inovador e sua contribuição inestimável para a cultura brasileira.
Leia Também: Passeio no Litoral de SP: Descobrindo a história do Monte Serrat de Santos
Como Visitar o Edifício Oswald de Andrade

 Se você é um entusiasta da arte ou apenas um curioso, o edifício Oswald de Andrade fica  na rua Três Rios, 363 no Bom Retiro em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de Segunda a Sexta das 10h às 22h e aos Sábado das 09 às 18h podendo ser estendido até às 22 horas quando houver programação noturna. Aos domingo das 9h às 17h sendo aberto ao público conforme programação. Nos feriados o funcionamento é das 9h às 17h.

Gostou do post? Então comente e compartilhe para que mais pessoas possam aproveitar o conteúdo.
Fonte de pesquisa: ipatrimônio






