Se você gosta de fazer passeio bate e volta com a família ou sozinho, não pode deixar de conhecer Guararema, uma típica cidade do interior cercada pela natureza que fica a 80 km de São Paulo. É uma cidade sossegada, porém possui muitas atrações turísticas para serem visitadas. Se você gosta de cidades mais tranquilas, continue lendo para saber o que fazer em Guararema em 1 dia.
Guararema fica localizada na região metropolitana de São Paulo e Alto do Tietê, boa parte da mata atlântica e do rio Paraíba do Sul cortam o município onde é possível avistar muitas espécies de plantas nativas e animais silvestres, como o tucano, maritaca, macaco prego, e gavião. O rio Paraíba do Sul é um atrativo para muitos que apreciam andar de caiaque, jet sky e nadar.
O município também se destaca por ser produtor de Orquídeas de várias espécies. Não é à toa que Guararema é conhecida como a “Cidade das Orquídeas”. Em 2017, é reconhecida como município de interesse turístico pelo governo do estado de São Paulo devido às belezas naturais que possui e que atraem muitos visitantes.
No entanto, não só possui belezas naturais, mas também um clima muito bom, no ponto de vista de quem visita e uma arquitetura rica em histórica com construções do século 18 preservadas pelo Patrimônio Histórico.
Leia Também: Como chegar em Inhotim: Tudo que você precisa saber sobre o maior museu a céu aberto
Com fácil acesso às rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, Guararema possui muitas atrações para quem gosta de estar em contato com a natureza e curtir um pouco a tranquilidade de uma cidade que traz um ar bem do interior. Para quem mora em São Paulo a viagem leva cerca de 1 hora.
Portanto, se você mora na capital paulista ou em outras regiões próximas a São Paulo, quanto mais cedo conseguir chegar, melhor. Assim poderá aproveitar bem o lugar e conhecer os principais pontos turísticos da região.
O Parque Municipal da Pedra Montada é um local bem agradável cercado pela natureza e que se encontra uma escultura de sobreposição de pedras esculpida pela natureza que mede cerca de 9 m de comprimento e 2,5 m de altura. Próximo a pedra montada é possível encontrar a pedra tubarão. Tem esse nome devido ao formato da pedra lembrar um tubarão.
O trajeto até a pedra montada é acessível e autoguiada com grau de dificuldade moderada, com bancos para descanso ao longo do caminho. O parque funciona todos os dias das 08h às 20h, também possui um restaurante que funciona de quinta a domingo das 08h às 20h. Fica na Estrada Municipal de Guararema – Lagoa Nova quilômetro 8.
Com arquitetura Barroca e paredes construídas em taipa de pilão, a Igreja Nossa Senhora da Escada fica a 3,5 quilômetros do centro de Guararema, no bairro da Freguesia da escada. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 25 de janeiro de 1941 e é a única igreja no Brasil que possui a imagem de São Longuinho no altar. A igreja fica na Praça Salvador Lemes Cardoso S/N.
A Estação Ferroviária de Guararema foi transformada em centro cultural e é parada obrigatória para quem visita a cidade. Um trecho da linha foi reativado e aos finais de semana e feriados acontece o passeio de Maria Fumaça que tem como destino final o bairro de Luis Carlos.
O passeio tem duração de duas horas, aos sábados com partida às 14h30 e aos domingos às 10h e 14h30. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria da estação ou online. No entanto, a venda na bilheteria da estação não é garantida, visto que, com a compra antecipada feita pela internet pode não haver disponibilidade de lugar para quem for comprar na bilheteria.
O valor do ingresso já inclui a ida e a volta, e crianças de até cinco anos não pagam, no entanto, precisam ir no colo. Para compras online Compras: AppTicket | Trem de Guararema-SP ou Viagens de Trem – THG Turismo – Trem de Guararema . A Maria Fumaça foi restaurada para o incentivo ao turismo cultural e ao resgate da história e preservação da memória e do patrimônio ferroviário. É uma locomotiva 353 movida a vapor fabricada nos EUA em 1927 com três carros para passageiros.
Leia Também: Gramado: Onde se hospedar
O que fazer em Guararema em 1 dia
De origem Belga, a ponte que existe sobre o Rio Paraíba do Sul que é mais conhecida como “PONTILHÃO” foi montada pelos ingleses e teve sua inauguração em 12 de abril de 1912. Essa linha férrea serviu de transporte para a locomoção de pessoas e mercadorias até a década de 70.
Somente em 2003 a linha férrea voltou a ser utilizada para o transporte de cargas da fábrica de papel e celulose da empresa Fibria em Jacareí. O pontilhão é um dos pontos turísticos de Guararema mais fotografados pelos turistas, inclusive para ensaio fotográfico. Fica localizado no Rio Paraíba do Sul – Guararema – SP
A Estação Luís Carlos é um outro ponto turístico que você não pode deixar de visitar. A estação se destaca por conta de sua fachada inglesa característica do século XIX. Devido a isso, a prefeitura de Guararema tombou às 20 fachadas desta construção.
A vila de Luís Carlos conta com estabelecimentos comerciais que são uma das atrações do bairro que recebe os turistas que chegam de Maria Fumaça ou de carro. A vila conta com sorveteria, bar, creperia, restaurante, cafeteria e o empório Megandra que comercializa artesanato. O comércio abre aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.
O Mirante fica localizado no ponto mais alto de Guararema e quem o visita tem a oportunidade de avistar e contemplar a olho nu ou com a luneta a cidade de Guararema. É um ponto de entretenimento, lazer e gastronomia. Que hoje recebe muitos turistas que não só desejam admirar a cidade, mas também tirar lindas fotos no famoso letreiro.
Outra atração do Mirante são as nove fontes que dão um show de água e luzes. Caso você queira fazer uma parada para comer algo, o Mirante possui um restaurante e uma lanchonete. O Mirante conta com infraestrutura para os visitantes, com rampa de acesso, estacionamento e banheiros.
Fica localizado na rua Inocêncio de Melo, 335 centro com horário de funcionamento de terça a domingo e feriados das 7h às 23h. O restaurante funciona todos os dias das 11h às 21h. Espaço Gourmet sábado, domingo e feriado das 9h às 19h.
Guararema não só conta com esses pontos turísticos, mas também com outros que em 1 dia fica um pouco complicado visitá-los. O mais prudente é ir em um outro dia e conhecer os demais pontos turísticos. Contudo, esses seis pontos turísticos são um dos principais de quem visita Guararema. Vale lembrar que quanto mais cedo você chegar para conhecer cada atração mais produtiva será o seu dia.
Gostou do post? Você gosta de conhecer cidades do interior? Se sim. Deixe seu comentário aqui embaixo
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…
Muito se discute a importância do turismo cultural no Brasil, é certo que ele desempenha…
A culinária regional brasileira é sem dúvidas um verdadeiro mosaico de sabores, cores e aromas,…
A Moqueca Capixaba é um prato tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do estado do…
Um dos pontos turísticos mais famosos do litoral de São Paulo, o Monte Serrat de…
Passa Quatro é uma cidade pequena e charmosa de Minas Gerais conhecida por suas belas…