Tiradentes é uma das cidades históricas mais visitadas do estado de Minas Gerais que conta com um rico patrimônio histórico repleto de requinte, detalhes e riqueza em sua arquitetura barroca. Se você aprecia cidades que tem construções de valor histórico e que guardam a memória de um povo. Então você tem muito o que fazer em Tiradentes, Minas Gerais. Tiradentes apresenta um charme único e encantador que pode ser percebido ao caminhar pelas ruas, com lindos lugares para visitar e também com um calendário cheio de eventos culturais.
A maioria de suas construções foram feitas por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Foi um importante escultor, carpinteiro, entalhador e arquiteto brasileiro do final do século XVIII e começo do século XIX. As obras de Aleijadinho não só estão em Tiradentes, mas também em Congonhas, Mariana, Ouro Preto, Sabará e São João Del Rei, todas cidades mineiras.
A cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702 por bandeirantes paulistas na descoberta de ouro na região da bacia do rio das Mortes. No início se chamava Vila São José, depois passou a se chamar Tiradentes em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier cujo o apelido era Tiradentes, que se tornou líder da inconfidência mineira, movimento de contestação à coroa portuguesa no século 18.
Em 1938 a cidade de Tiradentes é tombada pelo IPHAN por mostrar um dos acervos arquitetônicos e urbanísticos mais importantes. Por ainda existir esses conjuntos arquitetônicos, é possível hoje contemplar essas construções antigas, entre elas estão, museus, casarios, igrejas, sobrados, ruas, sacristias e tantas outras obras e construções arquitetônicas espalhadas pela cidade. Neste post, você vai descobrir o que fazer em Tiradentes, Minas Gerais com dicas e informações de lugares belíssimos para ser visitado e planejar o seu passeio.
Leia Também: 5 livros de viagem que vão te inspirar a viajar
Em Tiradentes o que não falta é lugar para visitar além da história, a cidade acima de tudo oferece muita natureza, cultura e gastronomia. Só para ilustrar a importância desse município, ela já foi muito escolhida para gravações de novelas e minisséries de época, um exemplo disso foi o Memorial de Maria Moura, Hilda Furacão e o Menino Maluquinho.
Capela de São Francisco de Paula
Capela de Santo Antônio da Canjica
Capela de São João Evangelista
Capela do Bom jesus da Pobreza
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Matriz de Santo Antônio
Santuário da Santíssima Trindade
Um dos principais passeios para quem visita Tiradentes é caminhar pelas ruas e ir conhecer a Matriz de Santo Antônio, uma das obras-primas da arte Barroca com uma decoração rica em detalhes em seu interior. Permita-se admirar o interior da igreja que possui uma balaustrada entalhada em jacarandá obra do artista Salvador de Oliveira, a portada destaca-se por um frontispício largo guarnecida de talha em pedra cuja a autoria é do mestre Aleijadinho e tantas outras obras espalhadas pelo interior e fora da igreja que merece um belo registro.
Museu Casa Padre Toledo
Próximo a igreja matriz de Santo Antônio fica o Museu Casa Padre Toledo, um casarão do século XVIII. O lugar foi palco de eventos importantes da Inconfidência Mineira e abriga um acervo de peças coloniais que vão de documentos, pinturas, móveis a artes sacras. A visita pelo museu é guiada.
Rua Padre Toledo, 158 , Tiradentes – Minas Gerais – Telefone 32 3355 – 1549
Centro de Estudos e Biblioteca Campus Cultural reúne coleções de livros e periódicos para quem está interessado em história do Brasil. A visita ao local é aberta ao público.
A estação foi Inaugurada em 1881 e em 1980 desativada sendo mantida apenas para passeios turísticos. É considerada por alguns estudiosos uma das primeiras estradas de ferro de Minas Gerais. Os passeios de trem saem de Tiradentes e São João Del Rei. De Tiradentes de sexta e sábado das 13h às 17h e aos domingos das 11h às 14h. De São João Del Rei de sexta e sábado das 10h às 15h e aos domingos 10h às 13h. Não deixe de conhecer outros pontos turísticos e de fazer também outros passeios em Tiradentes, Minas Gerais, como um passeio de charrete ou de jardineira. E aproveite para visitar outros lugares como:
Casa da Cultura
Casa do comendador Assis
Centro Cultural Yves Alves
Monumento a Tiradentes
Museu da Liturgia
Museu de Sant´Ana
Ponte das Forras
Prefeitura Municipal
Sobrado Aimorés
Sobrado Ramalho
Solar do Padre Caldeira
Passear pelas ruas de Tiradentes e observar a arte em cada casa de artesanato é encantador. O artesanato da região é bem variado e é possível encontrar móveis, arte em ferro, tecido, papel machê, arte plásticas e etc.
Leia Também: Holambra a cidade das flores: Como visitar os campos de flores
A tradicional e típica comida mineira é muito apreciada pelos turistas que não só visitam Tiradentes mas também todo o estado de Minas Gerais por ter uma culinária bem diversificada. Em Tiradentes é possível encontrar também essa culinária local com o Tutu mineiro, feijão tropeiro, frango a molho pardo e os doces que não podem faltar como o biscoito de amendoim, pé de moleque, canudo de doce de leite e tantos outros.
Café do Jacu
Surpreendentemente a cidade de Tiradentes recebeu o Selo Safe Travels (Viagem Segura) pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC). No momento o Brasil possui apenas dez municípios que foram reconhecidos internacionalmente como destinos seguros para viajantes. Além de Tiradentes, outros municípios também receberam o selo Safe Travels. Entre eles estão, Salvador, São Luís no Maranhão, Acari, Pipa e Tibau do Sul em Rio Grande do Norte, Bento Gonçalves, Canela e São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul, Balneário Camboriú e Florianópolis em Santa Catarina e Tiradentes em Minas Gerais.
Você também consegue visitar algumas cidades que ficam próximas a Tiradentes como:
Carrancas
Coronel Xavier Chaves
Resende Costa
Prados
Ritápolis
São João Del Rei
São Tiago
Bichinho – Vitoriano Veloso
Do Ladinho de Tiradentes a 7 km fica o distrito de Vitoriano Veloso que pertence à cidade de Prados, mas conhecida pelos turistas como Bichinho. Em Bichinho há uma grande concentração de artesãos com lojas esculturas, fuxico, crochê, bordados, tapetes, telas e móveis. Muitas dessas peças não só são exportadas para vários estados do Brasil como também para outros países. É uma ótima opção para conhecer outras atrações turísticas de cidades perto de Tiradentes. Você pode visitar os ateliês de artesanatos, o museu do automóvel, a Igreja de Nossa Senhora de Penha e a casa Torta.
A casa Torta é a grande atração de Bichinho é um lugar que traz recordações lúdicas e interativas onde o adulto volta a brincar relembrando brincadeiras de sua infância. A casa funciona de segunda, quarta, quinta, sexta e domingo das 10h às 16h e sábados e feriados das 10h às 17h.
O que não falta em Tiradentes é lugares para conhecer a sua história e sua gastronomia é também repleta de eventos culturais, espetáculos e exposições que atrai um grande público.
Gostou do post? Você gosta de cidades históricas? Já visitou alguma? Deixe seu comentário aqui embaixo.
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…
Muito se discute a importância do turismo cultural no Brasil, é certo que ele desempenha…
A culinária regional brasileira é sem dúvidas um verdadeiro mosaico de sabores, cores e aromas,…
A Moqueca Capixaba é um prato tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do estado do…
Um dos pontos turísticos mais famosos do litoral de São Paulo, o Monte Serrat de…
Passa Quatro é uma cidade pequena e charmosa de Minas Gerais conhecida por suas belas…