Quem faz o tradicional passeio de trem de Campinas a Jaguariúna volta ao tempo. Com a locomotiva da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, fabricada em 1958. E com a locomotiva da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, fabricada em 1960. Se você tem vontade de fazer um passeio de trem.
Não pode perder a oportunidade de apreciar um pouco do trabalho dos apaixonados por locomotivas a vapor neste passeio. E ter a experiência de conhecer um dos mais ricos acervos de locomotivas preservadas do mundo com equipamentos de várias épocas e de sete ferrovias diferentes. Continue lendo o post para saber como fazer o passeio de trem de Campinas a Jaguariúna.
Leia Também: Jardins Temáticos Santo Antonio do Pinhal
O passeio de trem de Campinas a Jaguariúna começa na estação de Anhumas em Campinas. A estação de Anhumas é uma linha turística com locomotivas a vapor que vai até Jaguariúna. É mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) que conta a história das ferrovias no Brasil.
Antes do embarque em Anhumas será explicado como funciona a Maria Fumaça, a importância da areia nas ferrovias. Ainda assim será mostrado a lenha queimando, você conhecerá o sino e o funcionamento do apito. Realizadas as explicações, se inicia o embarque dos passageiros.
O nome “Maria Fumaça” é dado as locomotivas pela nuvem densa de vapor e fuligem que é expelida pela chaminé. Durante a viagem você receberá instruções e saberá um pouco sobre a história da Mogiana, das fazendas que verá ao longo da viagem e das 6 estações que o trem irá passar.
Dessas 6 estações, 5 foram restauradas e uma aguarda patrocínio. Dentro do trem você receberá a visita das ferromoças que lhe mostrará lembranças que você poderá comprar. Logo após você poderá se refrescar com o delicioso sorvete do “Seu Salvador”. Nesse meio tempo o Trio Maria Fumaça animará a viagem com musicas clássicas Brasileiras onde você poderá cantar.
Ou se não quiser cantar poderá comprar algum lanche com o ferromoço e assim ouvir o trio Maria Fumaça. Além do ferromoço, o trem possui dois carros restaurantes que você poderá comprar seus lanches com dinheiro, cartão de debito ou credito.
Chegando em Jaguariúna o trem encerra suas atividades, porém você poderá aproveitar as atrações na estação Jaguariúna. Como a feira de artesanato, comprar lembrança ou degustar o bolinho de bacalhau, o pão de queijo, a tapioca ou pastel. Não deixe de visitar o museu ferroviário e os bares da estação.
O destaque vai para o Botequim da Estação fica localizado na estação Jaguariúna e ficou conhecido pela picanha na pedra e por outras especialidades que são servidas no local.
Leia também: Por que Viajar Sozinho?
Além dos passeios regulares que acontecem nos finais de semana (sábado e domingo), você pode realizar sua festa de aniversário no trem ou fazer o novo passeio “Café na Maria Fumaça “Ouro Verde.” Onde você fará um passeio com muito luxo e requinte como os barões e baronesas do café de antigamente.
Você poderá comprar os ingressos para o passeio de trem de Campinas a Jaguariúna antecipadamente pela internet ou no dia do passeio na bilheteria da estação. Para maiores informações clique aqui.
Já para saber como realizar sua festa de aniversário consulte o Buffet Delicias da Maria e para o novo passeio “Café na Maria Fumaça “Ouro Verde acesse o site.
Gostou do Post? Já viajou de trem alguma vez? Qual foi o lugar? Deixe um comentário aqui abaixo contando como foi a sua experiência.
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…
Muito se discute a importância do turismo cultural no Brasil, é certo que ele desempenha…
A culinária regional brasileira é sem dúvidas um verdadeiro mosaico de sabores, cores e aromas,…
A Moqueca Capixaba é um prato tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do estado do…
Um dos pontos turísticos mais famosos do litoral de São Paulo, o Monte Serrat de…
Passa Quatro é uma cidade pequena e charmosa de Minas Gerais conhecida por suas belas…