Foi se o tempo em que viajar sozinha era sinônimo de solidão. Hoje está cada vez mais normal e o número de pessoas que viajam desacompanhadas é bem grande. Esse número é maior ao sexo feminino. As mulheres, atualmente, estão cada vez mais se dando a oportunidade de experimentar essa sensação de viajar sozinha e você vai descobrir neste post o porquê viajar sozinha pode lhe trazer benefícios e experiências únicas.
Esse post não só é para mulheres, mas para todos que amam viajar, no entanto, vemos que o número de mulheres que estão começando a viajar sozinha está crescendo. Eu mesma comecei a viajar sozinha em 2014, após essa experiência quebrei algumas limitações que tinha e que me impedia de viajar mais.
Eu adquiri confiança e essa confiança acredito que atrai outras pessoas que também estão viajando para o mesmo lugar que eu estou conhecendo e eu acabo fazendo amizades sem ao menos me dar conta. Hoje viajo sozinha e quando surge a oportunidade de viajar com alguém também viajo, contudo eu priorizo momentos para viajar comigo mesma.
Aprendi a gostar muito de viajar sozinha e me sinto muito feliz quando estou conhecendo outra cultura e pessoas. Certamente cada viagem que faço é uma nova oportunidade para conhecer novos lugares, de adquirir aprendizados. E assim, me conectar com a natureza e desfrutar da paisagem.
Leia Também: Hostel ou Hotel: Qual a vantagem e desvantagem
Porque viajar sozinha é libertador, é uma excelente forma de obter uma experiência de vida, te ajuda a diversificar e desenvolver mais o seu conhecimento. Em outras palavras, você terá um aprendizado único que lhe dará mais confiança. Você terá mais capacidade de tomar decisões e não ficará dependente das pessoas.
A independência é uma das principais características que você desenvolverá ao viajar solo. Não ficará preso esperando alguém decidir se quer viajar com você para determinado lugar. O ser humano está tão acostumado a sair acompanhado ou em grupo que a ideia de fazer uma viagem desacompanhado assusta.
Um estudo realizado com mulheres na Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Reino Unido mostra que 50% das mulheres brasileiras já viajaram sozinhas e 60% dessas viajantes brasileiras buscam a independência e liberdade quando estão viajando. Com relação ao destino, as brasileiras que viajam sozinhas escolhem América Central e América do Sul (46%), Canadá e Estados Unidos (42%) e Europa (36%).
A booking.com em 2019 realizou uma pesquisa na Argentina, Brasil, Colômbia e México com mais de 4 mil pessoas. Essa pesquisa foi feita com homens e mulheres. E 43% das mulheres disseram que nunca tinham feito uma viagem sozinha. Além da pesquisa, a Booking.com fez uma parceria com a ONG Think Olga e juntas lançaram a cartilha “Mulheres pelo mundo: Um guia para viajar em sua própria companhia”. A princípio, a cartilha estimula mulheres a explorarem o mundo com mais segurança.
Atualmente o número de mulheres que viajam em sua própria companhia vem aumentando. É possível perceber que essas viajantes solos acabam inspirando outras mulheres a se desbravarem sozinhas algum dia. Decerto, é ótimo ver que mais mulheres estão se sentindo confiantes para explorar o mundo sozinhas e descobrir novos lugares.
Viajar sozinho não só lhe dará confiança como vimos, mas também trará outros benefícios. Entre eles estão:
Você acaba conhecendo novas pessoas. Mesmo que o propósito não seja esse, acaba atraindo pessoas. Quando se está sozinho fica mais fácil das pessoas iniciarem uma conversa e também você fica mais aberto.
Essa interação possibilita uma troca de informações culturais que te ajuda a conhecer histórias e pontos de vista diferentes do seu. Com isso você aprende a ter mais empatia pelos outros.
Muitas vezes nos sentimos melhor quando saímos acompanhados, no entanto, é possível desfrutar e se divertir de momentos a sós. Ao viajar sozinho, você começa a se conhecer mais e a gostar da própria companhia. Isso é enriquecedor, você olha mais para si e cresce como pessoa. Se sentindo muito mais independente e segura de suas habilidades. E ainda assim, descobre o que realmente gosta e o que te faz feliz. Consegue resolver seus problemas e conduzir sua vida de forma mais independente.
Você sairá da zona de conforto e isso lhe trará um crescimento pessoal. Quando você fica acomodado com aquela rotina ou com aquele medo de sair sozinho. Isso acaba te impossibilitando de se arriscar e alcançar o que deseja.
Quando você se dá a oportunidade de viajar sozinho está saindo da sua zona de conforto e isso te ajuda a crescer, a se desenvolver e a evoluir.
Leia Também: Quais são os tipos de intercâmbio para fazer na Nova Zelândia
Atualmente existem agências de viagens especializadas em pessoas que viajam sozinhas e que possuem roteiros para um dia ou mais. É uma boa opção para você que quer começar a dar seus primeiros passos. Se você escolher algum roteiro pelas agências especializadas para pessoas que viajam sozinhas.
Pode acontecer de outra pessoa que viaja sozinha também escolher o mesmo roteiro que o seu. E na hora do embarque ter um grupo de viajantes solos ali reunidos contando suas experiências de viagem e dando dicas.
De fato, viajar é uma das melhores experiências que qualquer pessoa pode fazer. Não importa se é uma viagem curta ou longa. Mas sim, que você descobrirá coisas novas e terá a oportunidade de conhecer novas culturas, experimentar novas comidas, fazer novos amigos, criar suas próprias memórias, fazer o que quiser em seu próprio tempo e expandir seus horizontes.
Gostou do post? Já viajou sozinho ou sozinha alguma vez? Se já? Deixe um comentário abaixo contando como foi a sua experiência.
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…
Muito se discute a importância do turismo cultural no Brasil, é certo que ele desempenha…
A culinária regional brasileira é sem dúvidas um verdadeiro mosaico de sabores, cores e aromas,…
A Moqueca Capixaba é um prato tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do estado do…
Um dos pontos turísticos mais famosos do litoral de São Paulo, o Monte Serrat de…
Passa Quatro é uma cidade pequena e charmosa de Minas Gerais conhecida por suas belas…