Você alguma vez já pensou em visitar a cidade de Jundiaí por meio de um trem expresso turístico? Se não, essa é uma boa oportunidade de fazer uma viagem inesquecível a bordo de uma locomotiva a diesel Alco RS-3 de 1952. Além de conhecer a história, cultura, arquitetura e o meio ambiente durante o passeio de trem expresso turístico para Jundiaí.
O expresso turístico é um serviço ferroviário que a CPTM oferece com o objetivo de unir pontos turísticos localizados ao longo da malha férrea. O serviço ferroviário foi inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A viagem é feita em uma locomotiva da década de 50 que foi restaurada pela CPTM e fabricada no Canadá. O trem expresso é formado pela locomotiva que conduz dois carros de passageiros. São três trajetos que o passageiro pode escolher Luz-Mogi das Cruzes, Luz -Jundiaí e Luz – Paranapiacaba.
Com partida às 8h30 e retorno às 16h30 aos sábados e domingos. Os passeios não estão incluídos no bilhete do expresso turístico. Deve ser adquirido junto a uma agência de turismo ou o passageiro pode fazer seu próprio roteiro turístico para curtir as cidades de destino.
Leia Também: Praia de Boa Viagem – Recife
Jundiaí não só se destaca na área educacional, tecnológica e ambiental, mas também na área cultural e de lazer. A cidade proporciona bastante atrações para todas as idades desfrutarem de momentos agradáveis. Seja na observação de belas paisagens, nos espaços históricos ou na riqueza arquitetônica de prédios e museus.
O museu possui um acervo de 3 mil peças divididas em 4 salas onde você pode ver as locomotivas a vapor, maquetes, ferromodelismo, réplica de sala de espera para senhoras. Além do relógio de ponto, bilheteria, apitos, buzinas, sala de chefia, carrinhos de bagagens, balanças e entre outros.
Foi inaugurado em 9 de março de 1979 para ser um centro de referência e preservação dos suportes materiais e da história da ferrovia de Jundiaí. Aberto de terça a domingo das 9h às 16h.
O Museu do Café fica na Fazenda Nossa Senhora da Conceição que conta sobre o ciclo do café, da escravidão e da imigração italiana. Um monitor passa a história da fazenda desde o cultivo do café até a chegada dos imigrantes, e da produção da uva.
O passeio inicia na Casa Sede, a visita é somente externa, vai para o Museu do Café, Cafezal e finaliza na lojinha. Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriado das 11h30 às 15h30
Leia Também: Jardins Temáticos Santo Antonio do Pinhal
O Jardim Botânico de Jundiaí possui uma área de 150.000 m2, foi inaugurado em 29 de dezembro de 2004 como proposta para a recuperação da área pública que sofria de degradação.
Foram criadas cascatas, lagos artificiais, trilhas, ciclovia, pista para caminhada e jardins temáticos. Para homenagear as diferentes etnias que contribuíram para a formação e desenvolvimento de Jundiaí foram criados os jardins temáticos.
Que tem um acervo de plantas que inclui espécies nativas e exóticas da flora Brasileira destinadas a exposições e atividades educacionais. Está dividido em:
É possível encontrar animais silvestres que habitam no jardim, principalmente lagartos. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 8h às 18h. Além desses lugares, você também pode visitar.
Em 2019 a prefeitura de Jundiaí implementou as “Rotas Turísticas”, elas são denominadas de:
Cada rota turística oferece uma opção diferente de passeio. Uma outra opção é o turismo rural, a cidade possui muitas adegas. E algumas propriedades como Beraldo de Cale, Brunholi, Mazziero e Castanho oferecem degustação e venda de vinho. A viagem a bordo do trem expresso turístico para Jundiaí dura cerca de 1h30.
Você já fez algum passeio de trem expresso turístico? Se já deixe um comentário aqui em baixo
Minas Gerais, um dos estados conhecido pela sua herança cultural e histórica, é também um…
Muito se discute a importância do turismo cultural no Brasil, é certo que ele desempenha…
A culinária regional brasileira é sem dúvidas um verdadeiro mosaico de sabores, cores e aromas,…
A Moqueca Capixaba é um prato tradicional da culinária brasileira, mais especificamente do estado do…
Um dos pontos turísticos mais famosos do litoral de São Paulo, o Monte Serrat de…
Passa Quatro é uma cidade pequena e charmosa de Minas Gerais conhecida por suas belas…