A avenida mais famosa de São Paulo, a Avenida Paulista, segue atraindo muitos visitantes que desejam conhecer os pontos turísticos da região. A avenida Paulista pode ser visitada durante toda a semana, no entanto, é nos finais de semana, em especial aos domingos que ela recebe não só turistas, mas também muitos paulistanos que querem turistar. Quer saber o que visitar na avenida Paulista? Continue lendo o post para descobrir.
Além de ser um dos principais centros financeiros da cidade de São Paulo, a avenida Paulista oferece uma vasta variedade de atividades culturais. Sendo possível visitar museus, assistir espetáculos teatrais, cinemas, ir a restaurantes, curtir um happy hour em um barzinho, fazer compras em shoppings, centros culturais, passear pelos parques e ter um contato com a natureza em meio aos arranha-céus da Paulista.
São diversas atrações e pontos turísticos para conhecer, opção não vai faltar e o melhor é que o transporte público é o meio mais fácil para chegar à região, principalmente se você optar por ir aos domingos já que é quando ela fica fechada para veículos e aberta para pedestres das 8h às 16h.
Leia Também: Como chegar em Inhotim: Tudo que você precisa saber sobre o maior museu a céu aberto
O que visitar na avenida Paulista
Méqui 1000
Um ponto turístico que recebe muitos visitantes é o Méqui 1000, a rede de fast food McDonald ‘s decidiu comemorar a loja de número 1.000 em um icônico casarão na avenida Paulista. O espaço é bem diferente e ainda inclui 15 itens exclusivos no cardápio que serão somente vendidos neste restaurante. O melhor de tudo é que funciona 24 horas e também possui um quiosque do lado de fora para quem quiser comprar outros produtos do restaurante.
O objetivo principal da loja de número 1.000 da rede de fast food McDonald ‘s é oferecer uma experiência diferente aos clientes. Não é à toa que o restaurante conta com uma arquibancada para shows e eventos especiais. A entrada do restaurante já chama atenção por ter uma escultura gigante do famoso lanche Big Mac.
Não só a decoração do restaurante chama atenção, mas também o casarão onde o restaurante está instalado, pois já foi uma residência em estilo de chalé suiço. Onde os comerciantes sírios do ramo têxtil Maria e Wajih Hannud adquiriram o local. E depois demoliram e construíram o casarão nos padrões arquitetônicos que hoje conhecemos.
A família morou no casarão até o ano de 1995 onde se mudaram para um apartamento, devido às dificuldades da idade por conta da escadaria da mansão. Foi então que a partir daí o local passou a ser alugado para o Bankboston que logo após foi transformado em uma agência do itaú Personnalité.
Logo após a saída do banco, a Nike realizou uma ação de marketing cuja campanha se chamava “Pira no meu Air” e o casarão foi todo grafitado pelo artista brasileiro Arlin Christian. Além da Nike outras marcas também patrocinaram eventos no casarão como a PAYOT, NBA Brasil, Tegra e Transformers. E em 2019 o casarão foi alugado para o McDonald ‘s.
Por ser um restaurante diferente das demais redes do McDonald ‘s, o Méqui 1000 dependendo do horário fica um pouco lotado e também recebe bastante turistas nos finais de semana que vão apenas para contemplar a decoração interna e externa do local que é bem instagramável.
O que visitar na avenida Paulista: Masp
Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) é um museu privado sem fins lucrativos. Além de receber exposições, também realiza, palestras, seminários, cursos, oficinas, programação de filmes e vídeos. Fica localizado no número 1578 da avenida Paulista abre de terça a domingo. Na terça-feira a visita ao museu tem entrada gratuita.
Sua arquitetura foi projetada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, possui uma das mais importantes coleções de arte ocidental da América latina e do hemisfério sul. Com uma grande seção de arte Brasileira e também com pequenos conjuntos da arte asiática e africana, além de peças arqueológicas, artes decorativas e uma biblioteca especializada em arte.
O museu não é somente encantador por dentro, mas também por fora, por conta da sua arquitetura e vão livre que é grande. Dependendo da disposição do visitante é possível visitar os 4 pavimentos e ainda fazer uma parada na cafeteria ou restaurante do museu.
Parque Prefeito Mario Covas
Localizado na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo, o parque Prefeito Mario Covas é uma ótima opção para quem gosta de ar puro e contemplar a natureza. O parque é pequeno, porém possui uma trilha para caminhada, bicicletário, pérgola, mesas, bancos e banheiros. É aberto diariamente das 6h às 18h
Parque Trianon
O Parque Trianon ou Parque Tenente Siqueira Campos fica localizado no meio da avenida Paulista possui uma vasta vegetação composta por espécies da mata atlântica que serve de micro habitat para várias espécies de animais. O Parque abriga 37 espécies de animais e abre todos os dias das 06h às 18h e aos domingos e feriados das 07h às 16h. Fica perto do metrô Trianon linha verde.
Leia Também: 8 dicas úteis para quem quer começar a fazer trilha
O que visitar na avenida Paulista: Casa das Rosas
Um espaço que atrai muitos olhares de admiração pela sua bela arquitetura em estilo clássico francês, a Casa das Rosas localizada no número 37 da avenida Paulista. É um espaço que hoje oferece cursos voltados para quem pretende se tornar escritor, oficinas de criação, crítica literária, debates, palestras, lançamento de livros, exposições e apresentações literárias, musicais, saraus e peças de teatro.
A mansão possui trinta cômodos, quadra, pomar, edícula e um lindo jardim que recebe muitos visitantes nos finais de semana. A visita a casa das rosas é gratuita, além de possuir uma rampa de acesso, também possui um elevador. O Caffe Ristoro é um restaurante que fica dentro da Casa das Rosas com opções da gastronomia italiana.
O horário de funcionamento do jardim da Casa das Rosas é de segunda a domingo das 7h às 22h. O Caffe Ristoro abre de segunda das 11h às 18h e de terça a sexta-feira das 11h às 19h e aos sábados e domingos das 9h30 às 19h. Para a visitação dentro da casa, no momento está fechada para restauro.
O que visitar na avenida Paulista: Japan House
A Japan House é um espaço que divulga a cultura japonesa em São Paulo. São Paulo foi uma das três cidades selecionadas para receber a Japan House. Todos os dias o espaço recebe muitos visitantes que têm a experiência de conhecer a cultura milenar e inovadora que ali é exposta na Japan House.
A visita a Japan House pode ser agendada antecipadamente no site, no entanto, é opcional. Você também tem a opção de realizar um tour virtual pelo espaço. O horário de funcionamento é de terça a sexta feira das 10h às 18h, sábados das 9h às 19h e aos domingos e feriados das 9h às 18h. Segunda-feira a Japan House é fechada.
Mirante Sesc Paulista
A visita ao Mirante é bem concorrida, pois quem o visita tem uma vista privilegiada dos bairros Paraíso, Consolação e partes da cidade de São Paulo, o Mirante fica localizado no 17 º andar. A visita ao Mirante dá acesso ao Café Terraço e uma horta. Contudo, é proibido consumir alimento e bebida no Mirante. Os ingressos para a visita ficam disponíveis pelo aplicativo do Sesc ou pelo portal.
Você pode solicitar até 4 ingressos por horário e crianças também precisam ser agendadas para retirar o ingresso. A duração da visita é de 30 minutos. A entrada é gratuita, no entanto, é preciso realizar esse agendamento para retirar os ingressos no site para controle da quantidade de pessoas no local.
O que mais visitar na Paulista
A Paulista conta com muitos lugares para serem visitados, além dos que foram informados. A avenida Paulista possui quatro shoppings, o Shopping Center 3, Shopping Cidade São Paulo, Pátio Paulista e o Top Center.
Uma ótima opção também são os teatros que ficam localizados na região, são eles, Teatro Augusta, teatro Eva Herz, teatro Frei Caneca, Teatro Gazeta e teatro renaissance. Muitas atividades acontecem ao ar livre caso você opte por visitar a Paulista no domingo. Ela fica lotada de pessoas e também muitos artesãos e artistas aproveitam para expor sua arte.
A rua Augusta também oferece muitas opções de entretenimento, por exemplo o bar Comedians Comedy Club oferece todas as noites apresentações de Stand up, Calçadão Urbanoide é um local que reúne vários Food Truck, espaço fábrica Augusta local que reúne arte, design e moda. Deu para perceber que a Paulista tem muitas opções de entretenimento. Não importa a hora que você for, por lá diversão não vai faltar.
Leia Também: Como funciona viajar com milhas aéreas
Gostou do post? Já visitou alguma vez a Paulista aos domingos? Se sim, deixe seu comentário aqui embaixo.