Sudeste

8 dicas úteis para quem quer começar a fazer trilha

13 de outubro de 2021

 

Se você gosta de estar em contato com a natureza e de conhecer novas paisagens, fazer uma trilha é uma ótima opção para quem aprecia as belezas naturais. No entanto, se você ainda não teve oportunidade de fazer uma trilha, mas tem vontade e não sabe como começar a fazê-la. Continue lendo para conhecer as 8 dicas úteis para quem quer começar a fazer trilha.

O que é uma trilha? Trilha é uma caminhada ao ar livre em um caminho não pavimentado. Pode ser feita a pé, de bike, quadriciclo ou carro. Esse caminho pode ser plano, com subida, e descida e às vezes pode ter vegetação. A trilha também pode ser classificada como guiada e autoguiada.

 

dicas-uteis-para-quem-quer-comecar-a-fazer-trilha

Guiada

A trilha guiada é quando há a presença de um guia e ele explica para os trilheiros tudo o que envolve aquele lugar que está sendo visitado na trilha e tem a experiência de direcionar os visitantes para o caminho a ser seguido. 

A trilha da Pedra Santa em Araçoiaba da Serra, SP é uma trilha guiada. Para realizar a trilha é necessário o acompanhamento de um guia local para as explicações e acesso ao caminho. Seu grau de intensidade é médio. Outra trilha guiada é a trilha do Pico do Baepi em Ilhabela seu percurso dura em torno de seis horas e durante o caminho é possível avistar figueiras e jequitibás. 

 

Autoguiada

A trilha autoguiada possui folhetos, placas e painéis explicativos e os visitantes podem fazer as paradas quando quiserem para observar as informações e explicativos nas placas ou folhetos. Neste tipo de trilha autoguiado, não precisa da presença de um guia. 

A trilha das Bromélias em São Miguel Arcanjo, SP é um exemplo de trilha autoguiada. Seu grau de intensidade é fácil e durante o caminho o visitante consegue encontrar várias espécies de Bromélias e Orquídeas. A Trilha do Rio Paraibuna em Cunha também é autoguiada, o mais incrível desta trilha é poder caminhar ao longo do rio Paraibuna e observar a cachoeira do Paredão.

Um ponto que pode ser levado em consideração é a escolha de  trilhas que possuam um grau de intensidade fácil e que durem apenas um dia, é uma boa escolha para quem está iniciando. Existem roteiros de trilhas de nível fácil, médio e nível avançado. Leia atentamente o roteiro que você for escolher e quantas horas essa trilha terá de duração, para assim, se preparar dias antes da trilha e também ver o que irá levar. 

 

Leia Também: Trilha para a Prainha Branca: Como chegar

 

Aqui vão 8 dicas úteis para quem quer começar a fazer trilha:

 

  • Levar na mochila o necessário

 

  • Se hidratar durante a trilha

 

  • Usar roupas e calçados apropriados (antiderrapante)

 

  • Levar lanche para comer quando fizer alguma parada

 

  • Usar protetor solar e repelente

 

  • Levar sacolas para guardar o que não for mais usar

 

  • Verificar o grau de intensidade da trilha 

 

  • Acompanhar o guia de perto.

 

8 dicas úteis para quem quer começar a fazer trilha

Geralmente quem já tem costume de fazer trilha fica mais do meio para o final da fila. Eu, por exemplo, costumo ficar do meio para o final.  Assim quem está iniciando na trilha consegue ter um suporte do guia que tem a experiência no caminho a ser seguido. As trilhas de nível fácil são em geral com caminhadas mais leves e com pouca duração.

Vale pesquisar também alguns roteiros de trilhas para iniciantes que podem ter destinos nacionais e internacionais também. No estado de São Paulo e Minas Gerais são os lugares mais visitados por quem faz trilhas. São trilhas que tem como roteiro final, cachoeiras, montanhas ou praias. No entanto, estar em contato com a natureza e caminhar em lugares bonitos é maravilhoso.  

Gostou? Já fez alguma trilha? Se sim, para onde? Deixe sua resposta ou comentário aqui embaixo 

 

Deixe seu Comentário

Post Anterior

Conheça algumas comidas típicas Mineira

Próximo Post

Conheça Nova Orleans: Cidade do Jazz