Trilhas

Trilha para Prainha Branca: Como Chegar

13 de maio de 2020

 

 

Para quem é amante da natureza e gosta de contemplar belas paisagens a trilha para prainha branca em Guarujá. Reúne extensas áreas de Mata Atlântica com cachoeiras, nascentes, córregos e manguezais. Neste post, você vai conhecer a trilha que leva turistas, moradores, aventureiros e surfistas para um belíssimo lugar cercado pela natureza e claro como chegar nela.

 

Como Chegar na trilha para Prainha Branca

 

Antes de chegar na trilha para prainha Branca, é preciso chegar primeiro na Praia de Bertioga. Que pode ser de carro pela rodovia Mogi-Bertioga ou Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana. De ônibus pelo Terminal Jabaquara. 

Ao desembarcar em Bertioga, será preciso pegar uma balsa para fazer a travessia. A balsa sai a cada 30 minutos. Ao descer da balsa, é possível avistar logo a frente uma placa informando portal Sociedade de Amigos da Praia Branca – SAPB, lá é onde inicia a trilha. O acesso a praia é feito por barco ou trilha de intensidade moderada que leva cerca de 20 a 30 minutos.

Trilha para Prainha Branca

Existe dois caminhos para a trilha, um de terra e outra pavimentada. A pavimentada foi construída para atender os moradores da região. A trilha não exige guia, devido ela ser bem movimentada. No decorrer do caminho é possível encontrar animais de várias espécies.

Se optar pelo de terra poderá ver as Ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, onde o Padre José de Anchieta escreveu o livro “Milagre dos Anjos” e catequizou os índios tupiniquins. A Ermida de Santo Antônio do Guaibê foi construída com Sambaquis por José Adorno.

É um dos patrimônios históricos da cidade de Guarujá. Acreditasse que é uma das primeiras igrejas do Brasil construída no século XVI. Hoje permanecem apenas suas ruínas.

Desde 2017 as Prefeituras de Guarujá e Bertioga firmaram parcerias para a manutenção do local. Em 2018 ocorreu a manutenção das ruínas da Ermida para recuperar o local para as visitações. O acesso feito por trilha possui uma área preservada pela Mata Atlântica.

Seguindo pelo caminho de barro para a trilha para Prainha Branca

Logo após apreciar as Ruínas da Ermida, você vai se deparar com descidas e subidas. Passando pelas barreiras, o caminho se torna mais fácil. Casas, chalés e pousadas passarão a fazer parte da paisagem. Aos poucos o caminho se torna estreito, vozes e o barulho do mar começam a ficar mais forte.

Você vai perceber que a praia não é lotada, a água é limpa, e não tem disputa de lugar na areia. Um verdadeiro paraíso escondido. Caminhando pelo lado direito da praia branca, você também pode conhecer a praia preta. Com vegetação densa e cercada por morros, é muito visitada pelos surfistas por possuir ondas fortes.

Um refúgio em meio a Mata Atlantica Agradável Cantinho

Caso tenha disposição, dá para continuar a caminhada pela trilha da praia preta e admirar a cachoeira que fica na praia de Camburi. As duas praias por serem desertas e distantes não possuem pousadas ou  restaurantes. No entanto para quem esta visitando ou hospedado em algum chalé na prainha branca, vale a pena a visita.

 

Festividades e Tradições:

Conheça 4 festejos que a comunidade da Praia Branca preserva

 

Além de passear pela praia é possível entrar em contato com o dia a dia da comunidade caiçara e conhecer suas tradições culturais. Como a Festa da Tainha, Folia de Reis e Festa da Primavera. A comunidade vive do turismo, o local recebe muitos turistas e surfistas que querem estar perto da natureza e da tranquilidade do lugar.

Contraste que tornou a trilha para Prainha Branca como único caminho para a comunidade

Antigamente a pesca era a principal forma de sobrevivência dos moradores, hoje com a pesca predatória feita pelas indústrias. O modo de sobreviver  foi  se alterando e o turismo acabou fazendo parte da vida da maioria da população que vive na prainha branca. Além dos restaurantes, pousadas e chalés quem visitar o local em determinado mês, poderá conhecer e entrar em contato com a cultura local dos caiçaras. Desde luau, baladas e festividades que resgatam as tradições.

 

Festa da Tainha

 

Realizado pelo Lions Clube de Bertioga, a Festa da Tainha é um evento gastronômico da cultura caiçara. É uma das principais festividades que ocorre de junho a julho e acontece ao lado do forte São João. A tainha a principal estrela do evento é servida aberta ou fechada e acompanha arroz, farofa, vinagrete e pão. Uma tainha dá para servir 3 pessoas.

 

Folia de Reis

 

A folia de Reis é uma tradicional festa que é celebrada a visita dos reis magos. A Cia teatral Armageddon junto com os músicos saem pelas ruas encenando e cantando cânticos. Os moradores ao ouvir os cânticos saem de suas casas para ver e celebrar esse momento. A folia acontece entre os dias 01 a 06 de janeiro e qualquer pessoa pode seguir os foliões.

 

Festa da Primavera

 

Outra festividade que os moradores da prainha branca realizam é a Festa da Primavera. Desfiles, concursos e muita música fazem parte do festejo. Você também poderá se deliciar com as comidas típicas da culinária caiçara.

 

Pontos Turísticos de Guarujá

 

Guarujá é uma cidade muito procurada por possui belas praias. Conta com 27 praias de fácil acesso e outras acessíveis apenas por trilhas.

Belas paisagens vista de longe Agradável Cantinho

Fica na ilha de Santo Amaro e esta separada do continente pelo canal de Bertioga. É conhecida como Pérola do Atlântico, por sua beleza natural. Oferece diversas atrações, ecoturismo e muitos pontos turísticos que podem ser visitados.

 

Forte São Luiz

 

O Forte de São Luiz da Armação fica em Bertioga, e é também conhecido como Forte de São Felipe ou Forte de Pedra. Acreditasse que é a primeira fortaleza erguida no Brasil. Atualmente restam apenas as muralhas que foram tombadas pelo IPHAN. O acesso é pela a trilha da Prainha Branca, logo após as ruínas da Ermida. O local é riquíssimo em historia e pode ser visitado por adultos e crianças.

 

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

 

É um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico IPHAN. Fica localizado no meio de duas praias. Praia de Santa Cruz dos Navegantes e praia do Góes. A fortaleza abriga o primeiro museu histórico da região. As visitas acontece de terça a domingo. 

 

 Canal de Bertioga

 

Travessia da balsa rumo a trilha para Prainha Branca Agradável Cantinho

No canal de Bertioga pode-se pescar e ver alguns pontos turísticos como:

  • Foz do rio Itapanhaú
  • Forte São João
  • Manguezais e Marinas
  • Píeres e a balsa que faz a travessia de Bertioga e Guarujá

Perto do canal não só tem lojas e barracas de artesanatos, mas também sorveteria, restaurante e  cafeteria. Pode alugar barco para pescar e fazer passeios de escuna. 

 

O que você achou do post? Gostou de conhecer uma praia acessível por trilha? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.

Deixe seu Comentário

 
1 comentário em “Trilha para Prainha Branca: Como Chegar”
  1. […] de conhecer os Jardins Temáticos Santo Antonio do Pinhal. É por meio de quadriciclos com uma trilha de 1 […]

Próximo Post

Passeio Virtual: Ouro Preto