Já pensou em fazer um Stopover antes de chegar ao seu destino final? Não. Você sabe o que é Stopover? Também não. Geralmente as pessoas quando compram uma passagem aérea, priorizam por voos diretos. Porém, não é sempre que é possível encontrar voos diretos. Às vezes pode acontecer de ter uma conexão durante esse voo até chegar ao seu destino final. Por exemplo, se você mora no Rio de Janeiro e comprou uma passagem aérea para Recife com uma conexão ou parada em São Paulo. As companhias aéreas aproveitam essa oportunidade. Para saber se você deseja conhecer a cidade de São Paulo até a hora do seu voo prosseguir para o seu destino final, que é Recife.
Isso é Stopover. Stopover nada mais é do que uma parada que é feita no meio da viagem. Em que você tem a chance de conhecer as atrações turísticas dessa cidade sem pagar nada. Horas antes do seu voo prosseguir para Recife, você retorna para o aeroporto para embarcar e seguir para seu destino final. Essa é uma opção bem interessante para o viajante. Logo que, acaba conhecendo um novo destino, antes de chegar ao seu. E ainda sem nenhum custo por isso.
Leia Também: 5 livros de viagem que vão te inspirar a viajar
Faça um Stopover: Como funciona
Você pode fazer um Stopover antes de chegar ao seu destino final em voos nacionais e internacionais. Contudo é importante saber que o Stopover precisa ser autorizado pelas companhias aéreas. E você não pode fazer conexão em qualquer cidade que deseje. A parada ou conexão deve fazer parte do seu destino final, como no exemplo citado acima. Caso você pretenda ficar na cidade que decidiu fazer o stopover sem comunicar a companhia aérea. Você perderá o trecho do destino final e o sistema da companhia registrará como no show (Não comparecimento para embarque).
Exemplo: Você mora no Rio de Janeiro e comprou uma passagem para Recife e terá uma conexão em São Paulo. Você decide fazer o Stopover, no entanto quando você está conhecendo a cidade de São Paulo.
Não retorna no horário ou dia para fazer o embarque para seu destino final que é Recife. Desse modo, você perderá o trecho restante da viagem em andamento. O Stopover pode ser oferecido gratuitamente ou é cobrada uma taxa adicional. Nesse sentido a Azul, Gol e Latam oferecem o Stopover gratuitamente como um benefício adicional para os clientes.
Entretanto, se você estiver fazendo um voo em companhia aérea de outro país verifique se o serviço é cobrado ou gratuito. Se você adquiriu uma viagem com stopover tire todas as dúvidas com a companhia. Visto que cada uma possui regras em caso de ocorrer algum imprevisto, taxa de remarcação e reapresentação no aeroporto. Outro ponto importante é que algumas companhias aceitam programas de milhas. Então questione a empresa aérea que deseja viajar com stopover.
Faça um Stopover antes de chegar ao seu destino final com a AZUL
Com a companhia aérea Azul, se você decidir fazer o Stopover, terá que escolher a origem, destino, data e ponto parada (Stopover). Que podem ser nos aeroportos de Campinas (Viracopos), Guarulhos e Congonhas. Quando você escolher o aeroporto para o Stopover. Lembre-se de embarcar no mesmo aeroporto que decidiu fazer o Stopover.
Exemplo: Se você escolher o Aeroporto de Congonhas, deverá embarcar nele para seu destino final.
A Azul orienta o passageiro a retirar a bagagem despachada no ponto de parada (Stopover) escolhido durante a compra. E a despachá-la novamente ao embarcar para o seu destino final. Sobre a taxa de embarque, ela será aplicada para cada trecho individualmente, visto que, você utilizará os serviços do aeroporto de origem. E também do ponto de parada (Stopover) para fazer o embarque para seu destino final.
Leia Também: Como funciona viajar com milhas aéreas
Faça um Stopover antes de chegar ao seu destino final com a GOL
O Stopover com a Gol pode ser nos aeroportos de Campinas (Viracopos), Guarulhos e Congonhas. E você escolhe se deseja fazer a parada (Stopover) no trecho de ida ou volta. A Gol permite a permanência no ponto de Stopover de no mínimo 12 horas, com horário máximo às 23h59 do segundo dia de parada. No entanto, o passageiro precisa pernoitar uma vez nesse período. E retirar a bagagem despachada no ponto de parada (Stopover) escolhido durante a compra. E a despachá-la novamente ao embarcar para o seu destino final. A taxa de embarque será aplicada para cada trecho individualmente. Afinal, você utilizará os serviços do aeroporto de origem. E também do ponto de parada (Stopover) para fazer o embarque para seu destino final.
Faça um Stopover antes de chegar ao seu destino final com a LATAM
Na Latam você pode fazer Stopover por até 3 dias na cidade sem pagar nada. Sendo voos nacionais e internacionais com conexão nos aeroportos de Campinas (Viracopos), Guarulhos e Congonhas. Não é possível resgatar passagens com pontos Latam Pass para Stopover. Lembrando que não é apenas a Latam que não cobra nada pelo serviço de Stopover, mas a Azul e a Gol também não cobram. Algumas companhias aéreas podem oferecer durante o Stopover alguns agrados como alimentação, hotel e traslado. No entanto, verifique com a companhia o que está incluso no Stopover. E aproveite bastante a cidade escolhida para conhecer durante a conexão.
O que achou do post? Você fez alguma viagem que tivesse conexão? Se sim, deixe seu comentário aqui em baixo