Viaje Mais

Qual a diferença entre escala e conexão de voo

11 de dezembro de 2022

 

Comprar uma passagem aérea e saber que o voo vai direto para a cidade escolhida sem a necessidade de fazer uma escala ou conexão é o sonho de muitos viajantes. No entanto, não é sempre que isso acontece, pois alguns voos podem ter escala ou conexão e para saber qual a diferença entre escala e conexão de voo, continue lendo o post.

A princípio, escala e conexão podem parecer semelhantes, contudo, ambas são totalmente diferentes e influenciam também no preço final da passagem. Tanto para mais como para menos. Então, antes de mais nada, o que vale aqui é pesquisar quando estiver comprando as passagens aéreas que não tenham nenhuma opção de voo direto. 

Neste post, você vai entender a diferença entre escala e conexão de voo, como também o que é uma conexão de voo com mudança de aeroporto e como proceder ao perder um voo com conexão.

 

Leia Também: Faça um Stopover antes de chegar ao seu destino final

 

Escala X Conexão 

Escala

 

Quando o voo possui escala, a aeronave irá aterrissar em uma cidade ou mais cidades antes de chegar ao seu destino final. Porque essa aeronave vai aterrissar em uma ou mais cidades? Porque vai embarcar ou desembarcar passageiros. Os demais passageiros permanecem dentro da aeronave para aguardar a decolagem do avião até seu destino final, sem a necessidade de trocar de avião. Analogamente, este voo com escala terá um tempo de viagem maior devido ao embarque e desembarque desses passageiros. Ainda assim, esse tipo de parada (escala) é utilizado também para abastecer a aeronave. 

Como já informado, a escala pode ter também duas paradas em cidades diferentes antes de chegar ao seu destino final. Por isso, você precisa ficar muito atento para não desembarcar antes do seu destino final, se esse for o seu caso. Em virtude de a escala ter tempo de parada maior e se for em duas cidades, o voo fica longo e a pressa de sair logo do avião, faz com desembarquemos na cidade errada. Portanto, é bom prestar atenção ao aviso da tripulação, se é uma parada ou destino final. 

 

Conexão 

 

A Conexão também é uma parada, contudo ela é diferente da escala. Um voo com conexão todos os passageiros desembarcam da aeronave em uma determinada cidade, para embarcar em outra aeronave e assim seguir ao seu destino final. Não é muito comum ter em um voo duas conexões, embora possa acontecer. Outra coisa que acontece em um voo com conexão é que o número do voo muda, quando você realiza a troca de aeronave. 

Em suma, é preciso se atentar a esse detalhe na hora que você estiver fazendo a conexão. Todo esse procedimento que ocorre no momento da troca de avião, o passageiro já recebe as orientações durante o voo, principalmente assim que o avião aterrissa. Em uma conexão, um funcionário da companhia aérea já fica de prontidão, assim que o comissário de bordo abre a porta para acompanhar os passageiros até a nova aeronave que seguirá para o destino final. 

O embarque pode ser imediato ou pode demorar um pouco, pois vai depender do tamanho do aeroporto e da distância do portão onde está localizada a aeronave. Até porque toda a bagagem que estava no avião anterior será transferida para a nova aeronave pelos funcionários da companhia aérea. Você ficará apenas encarregado de levar sua bagagem de mão.  

Certamente, é essencial em voo com conexão, questionar o funcionário da companhia aérea quando estiver realizando o check in, de como será realizada a transferência das bagagens e se será preciso realizar um novo check in. Mantenha-se sempre informado a cada parada para não ficar perdido. 

 

Leia Também: O que saber antes de viajar de avião

 

Conexão de voo com mudança de aeroporto

 

A conexão com a mudança de aeroporto também é outra situação que pode acontecer. Desse modo, para que você consiga entender melhor este tipo de conexão, vamos ao exemplo.

 

“O desembarque é no aeroporto de Viracopos em Campinas e você precisa embarcar em um outro voo no aeroporto de Cumbica em Guarulhos.”

 

Isso pode acontecer em alguns voo com conexão, portanto ao realizar a compra da passagem verifique se nessa conexão haverá mudança de aeroporto. E se é viável para você, visto que, esse tipo de conexão, que possui troca de aeroporto é fundamental que você analise se terá tempo suficiente para realizar o desembarque, pegar a bagagem e seguir para o outro aeroporto para fazer o check in, despachar a mala e embarcar.  

Pois cada aeroporto determina o tempo, devido a sua infraestrutura e tamanho. Dessa forma, se você optar pela conexão com mudança de aeroporto, você pode utilizar os transfers e traslados entre um aeroporto e outro que algumas companhias aéreas oferecem.  

Dependendo da companhia aérea o serviço pode ser oferecido gratuitamente, a fim de facilitar o transporte do passageiro que pretende pegar o próximo voo em outro aeroporto. Em contrapartida, outra companhia pode cobrar pelo serviço de transfer, contudo o valor costuma ser um pouco acessível. Esse transporte é realizado por van, micro-ônibus ou ônibus que levam vários passageiros até o outro aeroporto.  

 

Como proceder ao perder um voo com conexão

 

Inegavelmente, perder um voo com conexão é bem decepcionante e ninguém quer passar por isso. Por outro lado, é uma situação bem comum de acontecer, não só em voo com conexão internacional, mas também em voo nacional. E são vários fatores que podem gerar essa perda. Veja quais são elas:

 

Qual a diferença entre escala e conexão de voo

 

Atraso

Perder um voo com conexão por atraso acontece da seguinte forma. Quando você está no primeiro voo e ele atrasa, posteriormente as chances de perder o voo com conexão é grande. 

 

Qual a diferença entre escala e conexão de voo

 

Cancelamento

 

No cancelamento, a companhia aérea pode por algum motivo cancelar o primeiro voo e consequentemente, você pode perder o próximo voo de conexão. No caso de cancelamento de voo, a empresa até pode conseguir um outro voo, no entanto, é preciso saber se o tempo vai ser suficiente para embarcar no voo de conexão.

Eventualmente, existem alguns fatores que podem contribuir não só com o atraso, mas também com o cancelamento do voo. São eles, condições meteorológicas, algum contratempo com a tripulação, já que um voo só pode decolar com a tripulação completa, como resultado pode haver o cancelamento do voo ou necessidade de reparo na aeronave, pois foi constatado alguma emergência no momento em que estavam preparando o avião para aquele voo, então ocorre a substituição da aeronave e por conta disso o atraso no voo.  

Outro fator que também pode gerar a perda do voo de conexão é a alta temporada. Inesperadamente, os aeroportos em períodos de alta temporada recebem muitos passageiros e com isso o número de voo aumenta ocasionando principalmente congestionamento de avião, posto que a pista pode não comportar muitos aviões, dependendo do aeroporto. 

Em caso de perda de voo de conexão por atraso ou cancelamento. Você deve proceder da seguinte forma.

  • Comunique a perda do voo a um funcionário da companhia aérea e questione a possível reacomodação em um outro voo da companhia ou para outra empresa aérea. 

 

  • Guarde o cartão de embarque, pois no futuro você pode precisar.

 

  • Se a espera pelo próximo voo for muito longa, você pode ver com a companhia a acomodação em um hotel. E também se a empresa disponibilizará alimentação.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), quando o passageiro se encontra no aeroporto onde aconteceu o atraso ou cancelamento do voo, a empresa precisa oferecer assistência ao passageiro. Essa assistência vai de acordo com o tempo de espera.

 

  • 1 hora de espera

A companhia aérea disponibilizará acesso a comunicação por meio de internet, telefone ou outro.

 

  • 2 horas de espera 

Será entregue vouchers para alimentação, seja para refeição ou lanche.

 

  • 4 horas de espera

Apenas em caso de pernoite no aeroporto, a companhia precisa garantir a hospedagem e o transporte de ida e volta. Por outro lado, se o passageiro estiver em seu local de domicílio, a empresa pode oferecer somente o transporte para sua casa, e da sua casa para o aeroporto. 

Além dessa assistência a empresa também deve manter o passageiro informado a cada 30 minutos sobre a previsão de partida do voo, nos casos de voo com atraso. Sem dúvida, o cancelamento ou atraso no voo, seja de conexão ou não, causa um grande contratempo não só para o passageiro, mas também para a empresa que por consequência gera custo para ambos. E se manter informado é sempre importante para você que gosta de viajar. 

 

Gostou do post? Você já teve algum voo cancelado ou atrasado? Se sim, conte a sua experiência sobre essa situação. Que terei o prazer de ler.

 

 

Fonte: ANAC

 

Deixe seu Comentário

Post Anterior

Brunch no Renaissance

Próximo Post

Señor Tango: Tudo o que você precisa saber sobre o show de tango em Buenos Aires