Viagem e Gastronomia

10 segredos que você não sabe sobre a comida típica mexicana

16 de dezembro de 2021

 

Uma das delícias de conhecer outro país é poder experimentar a culinária típica da região. Cada país tem sua própria culinária e isso é maravilhoso, o México por exemplo possui uma culinária que mistura a cultura maia, asteca, espanhola e indígena. Sua culinária é tão rica que é Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco. Se você gosta de comida mexicana, continue lendo para descobrir os 10 segredos sobre a comida típica mexicana.

A comida típica mexicana não só possui pratos salgados e doces, como também pratos à base de abacate, de feijão, de várias carnes, salada e ainda pode ter aquele toque picante do famoso Chilli. A pimenta é muito utilizada pelos mexicanos, visto que, os maias e astecas já a utilizavam para dar mais sabor à comida. O nacho, o burrito e o chilli com carne são algumas das iguarias mexicanas que têm a pimenta como ingrediente. 

Se o tour gastronômico é o seu favorito quando está viajando. Então você precisa visitar o México e conhecer a comida típica mexicana que possui temperos fortes, coloridos e acima de tudo saborosos. Não há quem resista. Uma das coisas mais importantes que precisamos fazer quando temos a intenção de viajar é pesquisar os pratos típicos do país que será visitado, para assim evitar imprevistos. A comida mexicana apresenta alguns segredos que poucos conhecem. Vamos conhecer?

 

Leia Também: Conheça algumas comidas típicas Mineira

 

Os 10 segredos da comida típica mexicana

 

comida mexicana

1º comida típica mexicana: Feijão no café da manhã

 

O feijão é um dos ingredientes que está presente na culinária mexicana e tem como acompanhamento o ovo, a carne e a tortilha. No entanto, poucos sabem que os mexicanos comem feijão no café da manhã, isso mesmo! Café da manhã. Além de ser servido no almoço e na janta, é também consumido no café da manhã. Pois para eles ajuda a combater a anemia e é rico em fibras.

 

2º comida típica mexicana: Pimenta

 

A pimenta é muito utilizada nos pratos mexicanos, quase tudo tem pimenta. Para os mexicanos, a pimenta pode ajudar a equilibrar a temperatura corporal com o calor do ambiente. 

 

3º Comer Cactos

 

Já ouviu falar do fruto chamado Nopales ? não? Pois bem, nopales são os frutos do cacto. Esse fruto é comestível e seu sabor é doce sendo muito utilizado na preparação de sobremesa.  

 

4º Milho

 

Maiz é como é chamado o milho no México, é muito consumido e está presente no preparo de algumas iguarias. A tortilla, por exemplo, é preparada com milho. Grande parte da comida típica mexicana foi herdada pelos astecas e maias que tinham como hábito a cultura dos grãos. Por isso, o milho está presente em tudo. 

 

5º Guacamole 

 

A receita oficial do Guacamole não leva limão como muitos pensam. O nome guacamole é de origem indigena “Ahuacati” = Abacate e “Mole = Molho. É um purê de abacate bem temperado que é servido como complemento na salada, nacho ou em recheios. 

 

6º Tortilla para substituir talher

 

A Tortilla como já informado é preparada com milho, contudo, o seu formato foi pensado para substituir o talher, pois antigamente eram poucas pessoas que podiam comprar talheres. 

 

Leia Também: Lugares para comer em Holambra – SP 

 

7º comida típica mexicana: Agave-Azul

 

Agave-Azul é uma planta nativa do México e também de algumas regiões dos Estados Unidos. O Agave é um importante produto econômico para o México, pois é por esta planta que é feita a tequila. Para a produção da tequila, a agave precisa ficar no solo durante 8 a 10 anos até ficar maduro. 

 

8º Pedras vulcânicas na preparação de comida

 

O Metate (moedor) e o Molcajete (pilão) foram instrumentos de pedra vulcânicas importantes na culinária mexicana na preparação de algumas comidas típicas à base de milho nixtamalizado, como a tortilla, burritos e os tacos.  

 

9º Influência Europeia 

 

Com o passar dos anos a culinária mexicana sofreu alguma influência europeia e passou a aderir arroz, açúcar e o uso de laticínios.

 

10º Água de arroz

 

Muito tradicional no México, a água de arroz foi herdada dos astecas e é um hábito diário dos mexicanos consumi-la no café da manhã.

A comida típica mexicana além de ser saborosa também traz muita história, cultura e tradição. Não importa qual a cidade que você for visitar, viajar para o México é uma experiência muito enriquecedora para qualquer viajante. Lembrando que não só os pratos típicos fazem grande sucesso, mas também os doces mexicanos são bem conhecidos dos brasileiros. 

Não podemos esquecer dos tradicionais doces mexicanos que conquistam qualquer paladar. O churros, a alegria, a palanqueta, os garapiñados, a paleta mexicana, a gordita de nata de nutella e o polvoron são alguns doces que não podem faltar no roteiro gastronômico de quem está de passeio pelo país.

Gostou? Você já experimentou alguma comida ou doce típico mexicano? Se sim.  Deixe seu comentário aqui em baixo

 

Deixe seu Comentário

Post Anterior

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia

Próximo Post

O que saber antes de viajar de avião