Sudeste

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia

02 de dezembro de 2021

 

A cidade de Ouro Preto é famosa e muito conhecida pela sua arquitetura colonial e história. A Inconfidência Mineira é um dos grandes marcos e atração da cidade que é reconhecida como Patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Ouro Preto tem uma intensa atividade cultural e também uma natureza exuberante. Se você gosta de unir história e natureza continue lendo para saber o que fazer em Ouro Preto em 1 dia.

Ouro Preto guarda histórias importantes sobre a construção do Brasil que podem ser conhecida por meio da culinária, da arte e dos pontos turísticos da região. Ao caminhar pelas ruas de pedras de Ouro Preto é possível se deparar com casarões e com igrejas barrocas que recebem muitos turistas que querem contemplar a arte feita no interior das igrejas. 

Por falar em arte, Antônio Francisco Lisboa ou como é mais conhecido Aleijadinho, foi um importante entalhador e arquiteto do período colonial do Brasil. Suas obras podem ser vistas não só na cidade de Ouro Preto, como também em Congonhas, São João Del Rei e em Sabará. Suas obras carregam o estilo Barroco e Rococó, para alguns estudiosos estrangeiros, ele é considerado um dos maiores nomes do Barroco. 

É possível se entreter em Ouro Preto em 1 dia de visita a cidade, o famoso bate-volta, visto que, a região possui muitos pontos turísticos a serem conhecidos. Para que você consiga aproveitar ao máximo a cidade, segue um roteiro do que fazer em Ouro Preto em 1 dia. Eu fiz a visita em 1 dia e deu para aproveitar bem a cidade.

 

Leia Também: Como chegar em Inhotim: Tudo que você precisa saber sobre o maior museu a céu aberto 

 

Ouro Preto em 1 dia 

 

Praça Tiradentes

 

Ouro Preto em 1 dia

Um dos principais pontos turísticos a ser visitado é a praça Tiradentes. Perto da praça Tiradentes, você consegue encontrar muitos guias locais que poderá te ajudar a conhecer a fundo a história da cidade, se for o seu caso. Outra coisa legal também é que perto da praça se localiza os restaurantes e cafés. 

O monumento que está exposto na praça é a estátua em bronze de Joaquim José da Silva Xavier ou como é mais conhecido, Tiradentes. Uma homenagem ao líder da Inconfidência Mineira. Perto da Praça fica o museu da Inconfidência e o museu de ciência e técnica.

 

Museu da Inconfidência

 

Museu da inconfidência Ouro Preto

O museu da Inconfidência fica na antiga casa de câmara e cadeia de Vila Rica. O museu preserva a memória da Inconfidência Mineira, além de incluir as obras de Manuel da Costa Ataíde e de Aleijadinho. O edifício foi construído entre 1785 e 1855 e seu estilo é renascentista. 

 

Lojas de pedras Preciosas

 

O que fazer em Ouro Preto

Próxima a Praça Tiradentes, você vai ver muitas lojas de pedras preciosas e também de cristais. Para quem é apaixonado por cristais e pedras preciosas, vale a pena visitar as lojas. Eu não resisti e acabei comprando uma pulseira de Hematita. 

 

Igreja de São Francisco de Assis

 

 Igreja de São Francisco de Assis

Construída em estilo Barroco, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais conhecidas. O projeto básico da sua fachada e a decoração em relevo foram criadas pelo mestre Aleijadinho. Mestre Ataíde também colaborou com a construção da igreja. Seu horário e dia de funcionamento é de terça a domingo das 08h30 às 12h e de 13h30 às 17h. 

 

Leia Também: As 8 cidades mais frias do Rio Grande do Sul  

 

Feira de Pedra Sabão 

 

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia

Feira Pedra e Sabão em frente a Igreja de São Francisco de Assis

A feirinha de pedra sabão fica em frente a Igreja de São Francisco de Assis. É possível encontrar um pouco de tudo na feira, desde joias a camisetas, bonés, peças decorativas em pedra sabão e bordados. Vale a pena a visita, pois tem muita coisa interessante para presentear. A feira funciona de segunda a domingo e feriados das 08h às 18h. No Largo do Coimbra S/N

 

Basílica de Nossa Senhora do Pilar 

 

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar fica localizada na praça Monsenhor Castilho Barbosa. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Sua decoração levou mais de vinte anos para ficar pronta e abriga o museu de arte sacra de Ouro Preto que reúne vestimentas utilizadas nas celebrações, documentos e imagens. Seu horário e dia de funcionamento é das 09h às 10h45 e das 12h às 16h45

 

Mina Jeje

 

 mina jeje ouro preto

 

Já pensou em visitar uma Mina de Ouro desativada? Pois bem, isso é possível em Ouro Preto. Em Ouro preto existem 6 minas desativadas que estão abertas para visitação guiada. A mina Jeje possui uma extensão de 160 metros, antes de entrar na mina, o guia irá contar um pouco da história da mina e sobre o equipamento (capacete) que é preciso usar para visitá-la. O funcionamento é de segunda a domingo e feriados das das 09h às 17h. Para visitar a mina é preciso pagar um valor que será informado no momento da explicação. 

 

Ouro Preto em 1 dia – Quando ir 

 

Ouro Preto é uma cidade que é visitada o ano inteiro, no entanto, existem alguns períodos que são bem interessantes e mais tranquilos para conhecer a região. Prefira visitar Ouro Preto em meses de baixa temporada. Pois, a cidade fica mais sossegada e você consegue visitar e tirar fotos dos locais com tranquilidade. 

Feriados, finais de semana, julho, janeiro e fevereiro é a época em que Ouro Preto recebe muitos turistas, e por conta disso, a cidade fica lotada. 

Mas independente do período que você for visitar Ouro Preto, uma coisa é certa. A cidade é repleta de história que muitas vezes nem é contada nos livros. E cada cantinho que você conhecer, você irá descobrir como o nosso país foi construído.  

Gostou do post? Gosta de cidades históricas? Se sim. Deixe seu comentário aqui embaixo. 

Deixe seu Comentário

Post Anterior

Como chegar em Inhotim: Tudo que você precisa saber sobre o maior museu a céu aberto

Próximo Post

10 segredos que você não sabe sobre a comida típica mexicana