Sul

As 8 cidades mais frias do Rio Grande do Sul

25 de setembro de 2021

 

O Rio Grande do Sul é um estado que possui vários roteiros turísticos que vão desde o turismo gastronômico ao ecológico. Tem uma arquitetura rica em história, festas tradicionais e no inverno algumas cidades recebem muitos turistas por conta das temperaturas baixas. Se você gosta de temperaturas mais baixas continue lendo para conhecer as 8 cidades mais frias do Rio Grande do Sul.

O inverno para alguns é uma estação considerada charmosa e a culinária não fica de fora com o chocolate quente e em especial o fondue que é bastante consumido nesta época mais fria do ano. No entanto, não é apenas no verão que é possível curtir, mas também dá para aproveitar o inverno. 

E algumas cidades do Rio Grande do Sul atraem vários turistas no período de inverno que querem curtir o friozinho e também ver belas paisagens com passeios pela montanha e degustar um bom vinho próximo a lareira. Neste post, você vai conhecer as 8 cidades mais frias do Rio Grande do Sul e também alguns pontos turísticos de cada uma delas.

 

Leia Também: Jardins Temáticos Santo Antônio do Pinhal 

 

Conheças as 8 cidades mais frias do Rio Grande do Sul 

 

As 8 cidades mais frias do Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves

 

Bento Gonçalves é a capital do vinho, o município da serra gaúcha recebe muitos turistas que não só querem aproveitar o clima romântico da região como também curtir as temperaturas baixas do inverno que podem chegar até cinco graus negativos. 

A cidade possui algumas rotas turísticas como o vale dos vinhedos, caminhos da pedra, vale dos rios das antas, rota cantinas históricas, rota encantos de Eulália e os tours (Bento city tour e tour via del vino).  

 

Bom Jesus

 

Bom jesus é outra cidade do Rio Grande do Sul que possui temperaturas baixas e até nevascas sendo a segunda região maior produtora de maçã.

É uma região bem serrana tendo a gastronomia e o artesanato como uma das principais tradições de Bom Jesus. Alguns pontos turísticos da região que podem ser visitados são a cachoeira do arroio, museu histórico, igreja matriz do Senhor Bom jesus 

 

Canela

 

A cidade de Canela recebe muitos turistas e durante o período de inverno o charme da cidade é ainda maior. Possui opções românticas de lazer para casais e também de aventura para quem gosta. 

Com belas paisagens naturais que pode ser aliada a passeios ao livre sendo possível curtir o friozinho da região e ter a oportunidade de tirar lindas fotos. 

 

Caxias do Sul 

 

É a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul tendo como atrativos as vinícolas, a região é bem conhecida pelo cultivo de uva e também pela produção de vinhos. Dá para viajar para Caxias do Sul o ano todo, no entanto, é no inverno que a cidade fica com um charme especial com temperaturas que podem chegar em torno dos 12 º graus. 

Caxias do Sul possui muitos pontos turísticos que podem ser super aproveitados, uma das opções são as trilhas, o turismo local com as rotas vale Trentino, Criúva, Ana Rech e a estrada do imigrante. A noite em Caxias do Sul é possível aproveitar os pubs e degustar as cervejas artesanais. 

 

Leia Também: Qual a melhor época para viajar para o Pantanal

 

Cambará do Sul

 

Conhecida como a terra dos Cânions com uma paisagem belíssima e muito visitada, é uma das regiões mais frias. A cidade oferece como opções de lazer ao livre trilhas, cachoeiras e passeio de bike, exatamente para a contemplação da bela natureza que Cambará do Sul possui. Você também pode aproveitar para conhecer a culinária típica da região como o feijão tropeiro, a batata doce caramelizada e o queijo serrano.

 

Gramado

 

Gramado é a cidade mais visitada do Rio Grande do Sul e no inverno bate recorde de visitações. As temperaturas em dias frios podem chegar a 0º C. Gramado tem muitas atrações turísticas e também realiza alguns festivais, como o festival de cinema, da colônia e o da gastronomia. Entre os pontos turísticos mais conhecidos e visitados estão o lago negro e o mini mundo. 

 

São Francisco de Paula

 

Com cerca de 21 mil habitantes, a cidade de São Francisco de Paula é um destino bem legal para quem gosta de trilha e trekking. A região já registrou temperaturas mínimas de – 6,5 ºC. 

Algumas atrações que podem ser visitadas são o parque da cachoeira, lago São Bernardo, parque das cascatas e miragem livraria. 

 

São José dos Ausentes

 

A geada pode fazer parte da linda paisagem que essa cidade de São José dos Ausentes possui e que fica perto de Santa Catarina. São José dos Ausentes possui atrativos que vão desde turismo rural ao ecoturismo, é um destino interessante para conhecer o pico do monte negro que é o ponto mais alto da região.

Essas 8 cidades mais frias do Rio Grande do Sul não apenas possuem temperaturas baixas durante o inverno, mas também oferecem opções de restaurantes e passeios como toda cidade turística, e ainda com lindas paisagens que mesmo cobertas pela geada causam grande encanto para quem as visita no inverno. 

Gostou do post? Já visitou alguma dessas cidades do Rio Grande do Sul? Se sim. Deixe seu comentário aqui em baixo contando como foi a experiência 

Deixe seu Comentário

Post Anterior

Conheça as curiosidades sobre a cultura da África do Sul

Próximo Post

Conheça algumas comidas típicas Mineira