Trilhas

Trilha Fazenda Ipanema em Iperó

26 de outubro de 2020

A trilha fazenda Ipanema em Iperó recebe muitos visitantes que não só querem estar em contato com a natureza, mas também conhecer os fatos históricos e os monumentos do sítio por meio das trilhas. A FLONA como é conhecida a floresta Nacional de Ipanema ocupa uma área da antiga Fazenda Ipanema.  A fazenda fica no município de Iperó na região de Sorocaba.

Atualmente possui cerca de 354 espécies de aves, 69 espécies de mamíferos, 27 espécies de répteis, 37 espécies de peixes e 38 espécies de anfíbios. Guarda um dos sítios arqueológicos que esta protegido na mata densa do Morro Araçoiaba, um fenômeno geológico, de formação vulcânica, com uma enorme variedade de mineral. A magnetita é um minério dominante que foi muito usado na fabricação de ferro na Real Fabrica de Ferro São João de Ipanema.

Dos seus altos-fornos do século XIX foram produzidos panelas de ferros, maquinário para engenhos de açúcar e café, gradis, escadas, luminárias e entre outros. Hoje em dia os seus altos-fornos existem e esta sob a guarda do ICMBio ligado a Floresta Nacional de Ipanema.

É por meio de caminhadas em trilhas pela mata atlântica que os visitantes conhecerão esse fato histórico e cultural do nosso Brasil. Neste post você vai saber como fazer a trilha Fazenda Ipanema em Iperó, conhecer  o Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema e como chegar.

 

Leia Também: Trilha para Prainha Branca: Como Chegar

 

Trilha Fazenda Ipanema em Iperó: Como fazer a trilha

 

São duas áreas para visitação na Trilha Fazenda Ipanema em Iperó.

  • Sitio Histórico

  • Área de lazer

 

As outras áreas são consideradas de zona primitiva.

  • Monumento a Varnhagen

  • Trilha Afonso Sardinha

  • Trilha Fornos de Cal

  • Trilha Pedra Santa

As 4 quatros trilhas oferece a possibilidade de praticar atividade física ao ar livre. Além de serem auto guiadas para a corrida, caminhada e ciclismo. Você também poderá observar o Monumento a Varnhagen, plantios de eucalipto, lagos artificiais, a Represa Hedberg, a vegetação da mata atlântica e do cerrado. A Trilha Fazenda Ipanema em Iperó recebe grupos escolares e universitários, visitas espontâneas e visita de grupos, no entanto é preciso fazer um pré-agendamento.

Trilha Afonso Sardinha

A trilha é de intensidade fácil com 1.600 metros de extensão. É por está trilha que é possível conhecer as ruínas dos Fornos de Afonso Sardinha que acompanha um trecho do Ribeirão do Ferro em meio a Mata Atlântica.

 

Trilha Fornos de Cal

Seu nível de dificuldade é médio e a trilha possui 1.500 metros de extensão, passa por riachos e trechos de Mata Atlântica. E também pelas ruínas dos fornos de cal do século XIX.

 

Trilha Pedra Santa

A trilha Pedra Santa possui 6 quilômetros de extensão e é acompanhada por condutores (guia). Por ela é possível ser visitado durante o percurso a Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen.

A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen podem ser visitados através do percurso de caminhada da Trilha Pedra Santa, com um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Seu nível de dificuldade é médio.

 

Monumento a Varnhagen

Para a caminhada ao Monumento a Varnhagen é preciso o acompanhamento de condutores (guia). Todas as trilhas e atividades partem do Centro de Visitantes. As únicas trilhas que não precisam de acompanhamento de condutores (Guias) são as trilhas auto guiadas para ciclismo, corrida e caminhada no Morro Araçoiaba, Rio Ipanema, dos Jaquitibés e da ACADEBio. No entanto nas  trilhas Pedra Santa, Afonso Sardinha e Fornos de Cal é preciso o acompanhamento de condutores (Guias), pois são áreas com presença de sítios arqueológicos e monumentos históricos.

 

Leia Também: Passeio de trem de campinas a Jaguariúna

 

Trilha Fazenda Ipanema em Iperó:

Sítio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema

 

O Sítio Histórico acumula diversas construções do período da historia da siderurgia brasileira. Da Fundição Ipanema ou Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema. A trilha Fazenda Ipanema em Iperó abriga também a construção Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema onde é possível visitar seu interior e conhecer sua historia por meio dos guias.

 

Foi uma siderúrgica que funcionou entre 1810 e 1926 no município de Iperó. E guarda uma das mais importantes historias que foi berço da industrialização no Brasil. Conta com um centro de memória onde é possível ver exposições permanentes e temporárias, o centro funciona na antiga administração da Real Fábrica.

 

Fornos de Carvão

Em 1895 a fábrica encerrou suas atividades e seu prédio serviu de deposito de materiais. Foi então que em 1964 que a  Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema foi tombada pelo patrimônio histórico e pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.

Em Iperó fica o Centro Experimental Aramar e a Floresta Nacional de Ipanema vinculada ao ICMBio. Criada em 1992 pelo Decreto 530 da Presidência da Republica, a Floresta Nacional de Ipanema ou Flona de Ipanema como é chamada é uma unidade de conservação de uso sustentável da natureza. Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Como chegar na trilha Fazenda Ipanema em Iperó

Existe dois caminhos para chegar na Floresta Nacional Ipanema em Iperó.

Pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280)passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1 – coordenadas geográficas 23º 25′ 24″ S / 47º 35′ 45″ O).

Ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) antes da entrada de Araçoiaba da Serra(entrada pela Portaria 2 – coordenadas geográficas 23º 27′ 24″ S / 47º 35′ 30″ O).

A trilha Fazenda Ipanema em Iperó fica a 120 km do estado de São Paulo. Aberta de Terça a Domingo. O agendamento é feito por telefone 15 3266-9099. 

Gostou do post? Você alguma vez já fez uma trilha histórica como a trilha Fazenda Ipanema em Iperó? Deixe se comentário aqui em baixo

Deixe seu Comentário

Post Anterior

Passeio de trem de campinas a Jaguariúna

Próximo Post

Salesópolis Nascente do Rio Tietê